• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O ano em que Dom Pedro II foi candidato à presidência dos Estados Unidos

POR Cristyele Oliveira    EM História      03/09/19 às 16h32

Que Dom Pedro II foi o último imperador do Brasil, isso todo mundo sabe. Mas o que nem todos têm conhecimento, é que o nosso imperador também foi candidato indireto à presidência da maior potência do mundo. Inclusive, o fato ocorreu em 1876. Embora Dom Pedro II não tenha chegado a se candidatar formalmente à presidência dos Estados Unidos, ele conseguiu uma quantidade considerável de votos espontâneos dos americanos.

Dom Pedro II foi o primeiro governante brasileiro a ter a empatia dos Estados Unidos. Em 1875, o imperador fez uma longa visita ao país, deixando mais do que uma boa impressão entre os americanos. Tanto, que até chegou a receber "votos" na eleição presidencial daquele ano. O fato de ele ser o primeiro monarca a visitar o país, o colocou em evidência. E isso chamou muita atenção da população e da imprensa. Durante três meses, o monarca brasileiro percorreu um total de vinte e dois estados norte americanos. O que foi o suficiente para conquistar a confiança do povo americano.

A visita

No entanto, aquela não foi uma visita oficial. Mas, ainda assim, Dom Pedro teve uma rotina bastante agitada nos Estados Unidos. Ele visitou escolas, fábricas, prisões, hospitais, bibliotecas e instituições religiosas, despertando a admiração por onde passava.

Um dos momentos mais marcantes de sua visita foi a sua participação na abertura da Exposição Universal, na Filadélfia. O evento científico estava celebrando o centenário da independência dos Estados Unidos e foi aberto por ele e pelo então presidente americano, Ulysses S. Grant.

Mas, definitivamente, o acontecimento mais inesperado e peculiar dessa viagem foi a sua "candidatura" à presidência dos Estados Unidos. De acordo com o livro de Mary Wilhelmine, de 1937, Dom Pedro the Magnanimous Second Emperor of Brazil, um "fã" escreveu uma carta ao jornal The New York Herald anunciando a chapa do imperador. Isso, para as eleições de 1876.

"De nossa parte, nomeamos Dom Pedro e Charles Francis Adams para nossa chapa do Centenário para presidente e vice-presidente. Estamos cansados de pessoas comuns e temos a disposição de seguir em frente com estilo", escreveu o admirador, na carta publicada no jornal.

Candidatura

E de fato, essa simples publicação acabou rendendo mais do que o esperado. Há relatos que dizem que Dom Pedro II realmente recebeu votos durante as eleições. Sebastião Pagano, jornalista, professor e historiador, conta isso em seu livro, de 1960, Eduardo Prado e sua Época. "Tão grande era a admiração dos americanos pelo nosso Imperador, que nas eleições presidenciais de 1876 ele recebeu, só em Filadélfia, mais de 4.000 votos espontâneos!", diz um trecho do livro.

E se, de fato, isso for verdade, Dom Pedro teria chegado ao quarto lugar entre os candidatos presidenciais mais votados no estado da Pensilvânia. Nada mal para alguém que nem se candidatou e nem era americano.

Depois da sua volta ao Brasil, a visita de Dom Pedro II caiu rapidamente no esquecimento. No entanto, essa passagem do imperador pela América do Norte foi muito benéfica ao nosso país. Para se ter uma ideia, a primeira linha telefônica instalada no Brasil foi decorrente desse contato. Dom Pedro chegou a conhecer pessoalmente o inventor do telefone, Alexander Graham Bell, na Exposição da Filadélfia. Segundo Teresa Cribelli, professora de História na Universidade do Alabama, Dom Pedro também voltou inspirado pelo sistema educacional público dos Estados Unidos, implementando a educação gratuita para todas as crianças do país.

E você, já sabia dessa história? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+