• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O Arcanjo Miguel, o poderoso protetor das almas vivas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/12/18 às 14h42

A religião tem como finalidade ser um alicerce para as pessoas. Ser aquilo em que elas possam se apegar nas mais diversas situações e uma forma de compreender coisas que ninguém tem uma certeza realmente. Algumas dessas crenças compartilham divindades ou ensinamentos. Esse é o caso do arcanjo Miguel que cristãos, judeus e muçulmanos creem.

Esse servo de Deus foi o capitão dos exércitos que lutaram contra Lúcifer e é o poder máximo de proteção dos humanos. Esse arcanjo é cheio de histórias e lendas a seu respeito. Ele é colocado como arcanjo, que vem do grego 'arco' que significa aquele que comanda, e 'angel' que quer dizer mensageiro. Esse cargo é dado àqueles que lideram os anjos. E seu nome, Miguel, vem do hebraico e significa quem é com Deus.

Atribuições

Ele é o defensor dos humanos contra os poderes do mal e as forças da escuridão, tanto espiritual, quanto fisicamente. As pessoas que são devotas desse arcanjo veem nele a força que precisam para ir atrás de algum objetivo, sabendo que eles estarão protegidos.

O que ele leva consigo é uma espada para que consiga superar as forças negativas, as correntes para romper as ataduras humanas e ele, geralmente, tem uma balança. Ela representa a justiça e a ordem que as almas terão no dia do juízo final. E também é um manto protetor.

Ele normalmente está vestido como um general romano de armadura, já que o que lhe é atribuído é a função de derrotar Lúcifer, o anjo caído.

Sagrado

O arcanjo Miguel foi venerado pela primeira vez na Frigia, centro-oeste da antiga Ásia, onde ele aparecia como o protagonista do milagre de Konia. Para os cristãos, primeiramente, ele tinha poderes de curador, já que existiam outros protetores militares mas, na Idade Média, ele foi venerado como defensor dos humanos contra o mal.

Os arcanjos pertencem à Terceira Hierarquia e são um dos nove coros angélicos. Em cada religião, os arcanjos têm seus próprios nomes. Como por exemplo, os muçulmanos reconhecem dez, dos quais alguns são Miguel, Gabriel e Rafael. Já a Igreja Católica, só reconhece esses três, mas a tradição aponta mais quatro que são Uriel, Raguel, Sariel e Reimel.

Orações

Existem várias orações para invocar a proteção do arcanjo, mas uma das mais conhecidas é a oração da coroa. Ela é uma oração católica em que os nove coros celestiais se intersectam e também pode ser chamada de Rosário dos anjos.

Para que ela seja realizada são nove saudações, cada uma com um Pai Nosso e três Ave Marias, dedicadas ao próprio arcanjo Miguel e a um dos coros celestiais. E em retribuição, o arcanjo manda um membro do coro para acompanhar o fiel.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+