• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O berço da humanidade foi finalmente revelado?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      05/11/19 às 18h16

Você já se perguntou, onde seria o berço da humanidade? Duzentos mil anos atrás, os primeiros ancestrais da humanidade provavelmente viviam juntos. O lugar? Possivelmente, em um oásis verdejante localizado no meio do deserto de Kalahari, na África. O berço da humanidade possuía lagos, florestas e campos já extintos, conhecidos como a região de paleontologia Makgadikgadi. Era lá, onde os nossos maiores avós caçavam, se reuniam e criavam famílias. Isso teria durado por dezenas de milhares de anos. Eventualmente, com a mudança do clima do planeta e mudanças nas chuvas, se abriu caminhos férteis pelo deserto.

Foi essa a primeira vez que nossos antepassados puderam explorar algo desconhecido. Hoje, após vários estudos, os pesquisadores conhecem a área como "a pátria ancestral de todos os humanos vivos". De fato, esse talvez seja o berço da humanidade. Para quem acredita na existência de Adão e Eva, pode ter sido o verdadeiro paraíso. Esses estudos foram profundos e divulgados em seguida, em um novo artigo da revista Nature. Pensando sobre isso, resolvemos trazer para vocês, mais detalhes. Confira conosco e compartilhe com seus amigos, afinal, isso nos ajuda a crescer. Sem mais delongas, vamos lá.

Berço da humanidade

Após estudar o genoma de mais de 1.200 africanos indígenas, que hoje vivem na parte sul do continente, a equipe de pesquisadores juntou as coisas. Eles reuniram uma das mais antigas linhagens de DNA da Terra: uma coleção de genes, chamados L0. Essa coleção foi transmitida maternalmente pelas mitocôndrias e foi capaz de sobreviver, de forma notável e inalterada por centenas de milhares de anos. Quando rastrearam onde e quando essa linhagem se dividiu pela primeira vez nas sub-linhagens, conseguiram obter respostas concretas. Foi aí que souberam exatamente onde os primeiros portadores de L0 viveram e prosperaram por anos.

"Sabemos há muito tempo, que os humanos originaram na África e cerca de 200.000 anos atrás". Isso foi dito por Vanessa Hayes, autora do estudo e geneticista do Instituto Garvan de Pesquisa Médica e da Universidade de Sydney. Ambas instituições ficam na Austrália. "Mas o que não sabíamos até este estudo era onde, exatamente essa pátria era", completou. Isso quer dizer que o berço da humanidade até então era um lugar desconhecidos por eles. Segundo Chris Stringer, especialista em origens humanas, no Museu Natural de Londres, precisam ser muito cuidadosos, na hora de falar sobre o assunto.

Informações

É preciso ter cautela, a respeito das informações de distribuições genéticas modernas. Isso, é claro, principalmente quando se fala sobre onde vivia uma população há 150 mil anos. Isso, principalmente, em um continente tão grande quanto À África. Sendo assim, foram necessários anos de estudos, para concluir que o famoso berço da humanidade fica na África. É uma área antiga, rochosa e que realmente dá a impressão que de fora interferida por humanos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe, afinal, o seu feedback é extremamente importante. Aproveite o momento para fazer um grande tour por nosso site. Aqui na Fatos Desconhecidos, você pode viajar em um vasto universo de curiosidades.

Próxima Matéria
Via   Livescince  
Imagens CJ
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+