icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O Brasil entrou no acordo mundial de vacinas contra o COVID-19, segundo a OMS

POR Bruno Dias EM Curiosidades 16/07/20 às 14h56

capa do post O Brasil entrou no acordo mundial de vacinas contra o COVID-19, segundo a OMS

Estamos vivendo a pandemia do coronavírus há meses já. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação e  tentam conter o surto. A propagação desse novo tipo de coronavírus, tanto pela Ásia, como em outros continentes, deixou o mundo todo em estado de alerta. Ela foi identificada no dia 31 de dezembro de 2019. E desde essa data, ela já matou várias pessoas e infectou centenas de outras.

Os coronavírus são, na verdade, um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo. São conhecidos desde meados dos anos 1960. A maior parte das pessoas se infecta com os coronavírus comuns no decorrer da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas e moderadas, porém, de curta duração.

O novo tipo de coronavírus se espalhou pela Ásia e por todo o globo deixando as pessoas e autoridades em alerta. Desde a sua identificação, ele já fez várias vítimas e infectou inúmeras pessoas. E os números não param de crescer.

Em na urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia de coronavírus, laboratórios do mundo inteiro estão se mobilizando em busca de uma vacina eficaz contra a COVID-19. Nessas buscas por uma vacina que seja eficaz e segura, várias iniciativas têm sido promissoras.

A busca está tão acelerada que algumas já estão entrando nos estados de testes em humanos. E podem estar mais perto de serem produzidas em massa. Além de uma vacina britânica existe uma que está sendo criada pela farmacêutica norte-americana Moderna. Ela também está bem avançada em seus testes. Mas os testes feitos com a vacina britânica têm uma amostragem maior.

Programa

E o Brasil mostrou interesse oficialmente em fazer parte do programa de financiamento chamado "COVAX Facility". Ele foi feito para que o acesso rápido e equitativo global às vacinas contra o COVID-19 fossem garantidos. A decisão oficial foi informada nessa quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde.

Além do Brasil, outros 74 países entraram com um pedido oficial. Para acelerar o acesso ao futuro imunizador contra o novo coronavírus. Mesmo com esse programa, a OMS fez questão de frisar que todos os países custearão as vacinas com seus próprios orçamentos de finanças públicas.

Pensando de uma forma global, 90 países de baixa renda poderão ser apoiados através de doações voluntárias ao Compromisso de Mercado Avançado (AMC) da Gavi. Esses governos representam juntos, mais de 60% da população mundial.

Funcionamento

O COVAX é a única solução realmente global para a pandemia do novo coronavírus. Até mesmo para os países que são capazes de garantir os seus próprios acordos com os fabricantes de vacinas o programa representa, através do seu portfólio de líder mundial de candidatos a vacinas, uma forma de diminuir os riscos. Riscos esses que podem estar relacionadas com as vacinas que não tiverem eficácia.


Próxima Matéria
Via   O globo  
Imagens Canaltech Ovale
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest