icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O Brasil pode se envolver em uma possível guerra na Venezuela?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/12/18 às 18h05
capa do post O Brasil pode se envolver em uma possível guerra na Venezuela?

Historicamente, as relações do Brasil e da Venezuela não foram tão intensas se comparadas com os outros países da América do Sul. Isso pode ser observado apenas vendo o mapa político de cada uma dessas nações, uma vez que ele já dá uma noção do porquê do distanciamento na convivência dos dois países.

Vários episódios marcaram a relação complicada entre os países, como por exemplo, a expulsão do embaixador brasileiro de Caracas, que foi tomado no país como persona non grata. O que foi dito por Maduro na época é que a decisão tinha sido causada pelos fatos políticos que estavam acontecendo no Brasil, que eram relacionados ao impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff.

E mesmo depois, quando o vice-presidente Michel Temer assumiu a presidência do país, as relações não se amenizaram. Talvez até tenham piorado um pouco. Além disso, o Brasil também foi protagonista de acusações frequentes em relação à crise humanitária e política da Venezuela.

Com a reeleição de Maduro, várias mudanças políticas no país foram feitas como uma nova política monetária que prometia uma menor turbulência econômica no país e um novo salário mínimo, que também foi anunciado. Essas medidas ampliaram as incertezas dos venezuelanos.

Com todas essas incertezas, a migração de venezuelanos para o Brasil, começou a se intensificar desde 2015. Apenas nos primeiros seis meses, mais de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima. E conforme a crise foi piorando na Venezuela, mais venezuelanos quiseram migrar para o nosso país, principalmente via terra. Essa migração provocou reações na cidade de fronteira em Roraima.

Conflito

Com relação a um possível conflito, pode parecer que os Estados Unidos querem dar munição aos países próximos à fronteira da Venezuela para que eles consigam intervir militarmente no local. E com a colaboração de Temer, o Brasil pode ser levado a uma guerra.

Além disso, o não reconhecimento das eleições venezuelanas pelo governo brasileiro podem causar várias consequências para o nosso país que continuarão depois da saída de Temer. Segundo especialistas, os EUA querem fazer uma guerra contra a Venezuela, mas esse conflito não pode ser direto, então, por isso precisam das tropas brasileiras e colombianas para que estas encabecem a intervenção.

Essa intervenção pode ter um pretexto humanitário para ocupar o país e isso será uma catástrofe com dimensões históricas. E até mesmo o próprio Maduro já acusa os Estados Unidos de estarem em complô com o Brasil e Colômbia para derrubá-lo e assassiná-lo.

À espreita do conflito, ainda paira no ar um temor crescente, especialmente após a eleição de Jair Bolsonaro. E para Maduro, tanto Bolsonaro, como Trump são loucos.


Próxima Matéria
Via   Brasil 247     G1  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest