icone menu logo logo-fatos-historicos.png


O corpo de Mona Lisa pode ter sido encontrado

POR Rafael Miranda    EM História      29/09/15 às 17h07
capa do post O corpo de Mona Lisa pode ter sido encontrado

Mona Lisa, definitivamente, é uma das figuras mais famosas da humanidade. Muito se especulou sobre a modelo que inspirou Leonardo Da Vince. As primeiras teorias afirmam que a modelo era uma vizinha de Leonardo. Outra especulação é que a modelo estava grávida durante as sessões para a pintura do quadro. Apesar de todas as hipóteses, não existe nada de concreto sobre as origens de "Mona Lisa", o que gera mais curiosidade entre a imagem fãs.

Seu nome original é "La Gioconda". Acredita-se que ela foi nomeada em homenagem a modelo: a esposa de Francesco Bartolomeo Giocondo, que se chamava Lisa Gherardini, daí veio seu nome: Mona (senhora, no idioma arcaico italiano) Lisa. Tecnicamente, a foi feita pintura sobre madeira de álamo e tem 77 x 53 cm.

Especialistas acreditam ter encontrado os restos da mulher nobre que modelou para Leonardo Da Vinci no que se tornou, sem dúvida, o mais famoso quadro de todos os tempos. O corpo foi encontrado em um túmulo sob um convento abandonado de Florença descoberto pelos historiadores.

Datação em carbono 14 do corpo encontrado no convento revela o momento da morte corresponde a Mona Lisa. Muitos historiadores acreditam que ela, a terceira esposa de um rico comerciante de seda, era a modelo da obra-prima atemporal.

Gherardini (nome verdadeiro de Mona Lisa) supostamente morreu aos 63 anos, em 1542, vivendo com sua filha, Marietta, que era freira. Os arqueólogos escavaram um túmulo no interior do Convento medieval de Santa Úrsula em Florença para localizar evidências dessa teoria. O pesquisador Silvano Vinceti, que lidera o Comitê Nacional do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da França disse que é "muito provável" que os restos fossem de Gherardini.

Ele disse: "Há elementos convergentes dos resultados dos testes de carbono-14, que dizem que esse pode ser muito bem o túmulo de Lisa. Eu estou falando de análises históricas, antropológicas e arqueológicas que foram realizadas com muito rigor."

Em contrapartida, Giorgio Gruppioni, professor de antropologia da Universidade de Bolonha, disse que, com base puramente em evidências científicas, as chances de que eles tenham encontrado Mona Lisa não é tão grande quanto se pensa.

Pintura

A pintura renascentista foi criada pelo italiano mais conhecido do mundo: Leonardo da Vinci. O quadro enigmático foi adquirido pelo rei Francisco I da França no início do século XVI e desde então pertence a França. A obra de arte está exposta no Museu do Louvre em Paris.

O quadro foi pintado entre 1503 e 1519 e retocada dezenas de vezes pelo autor. Uma das técnicas mais lembradas na composição de 'Mona Lisa' é o sfumato, técnica que suaviza as cores em tela (embora atualmente a sua cor original seja menos perceptível). A pintura é protegida por vários sistemas de segurança e mantida em uma temperatura estável para a preservação.

A fama desta pintura não se baseia exclusivamente na técnica ou na sua beleza, mas também nos mistérios que a rodeiam. Além disso, a obra já foi roubada em 1911, muitas falsificações foram feitas, outras obras foram inspiradas pelo quadro e paródias existentes contribuíram para tornar a Mona Lisa a pintura mais famosa do mundo.

'Mona Lisa' é a última grande obra de Leonardo, tendo em conta que ele continuou a retocar o quadro até seus últimos anos de vida. Depois de terminar o quadro, Leonardo levou seu trabalho a Roma e, em seguida, para a França, onde trabalhou nele até sua morte. O rei francês Francisco I, comprou o quadro por 12.000 francos (50.293 reais).

Fonte: Mirror


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest