• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O dia em que o cadáver de Charles Chaplin foi roubado

POR Erik Ely    EM Curiosidades      22/01/20 às 16h05

Ao ouvir essa história, muitos podem pensar que se trata de mais um de seus filmes. No entanto, essa cômica história realmente aconteceu. estamos falando de uma história verídica. Trata-se do dia em que o cadáver de Charles Chaplin foi roubado.

Digno de uma narrativa que o próprio artista poderia ter estrelado nos cinemas, seu cadáver foi roubado três meses após sua morte. Contudo, o caso chegou até mesmo aos cuidados da Interpol.

Em busca do ouro e do corpo de Chaplin

No dia 25 de dezembro de 1977, o mundo lamentou a morte de um dos mais célebres artistas de todos os tempos: Charles Chaplin. Depois de sua morte, o artista foi enterrado no cemitério Corsiser-sur-Vevey, na Suíça. No entanto, seu corpo não permaneceu por muito tempo no descanso eterno. Pouco tempo depois de sua morte, já em 1978, o cadáver de Chaplin foi roubado por dois homens.

Na época, o sequestro do corpo de Chaplin mobilizou toda a polícia da Suíça e até mesmo a própria Interpol. Contudo, mesmo com as duas forças policiais trabalhando juntas, nenhuma pista parecia ser encontrada. De fato, nada estava ajudando na localização dos suspeitos. Enquanto isso, diversas teorias foram levantadas, sobre quem poderia ser o autor do delito. Desde neonazistas, incomodados com a lendária paródia de Chaplin em "O Grande Ditador", até admiradores do ator, que gostariam de enterrar seu corpo em seu país de origem, a Inglaterra.

Mesmo com os possíveis suspeitos do sequestro, a realidade estava bem debaixo do nariz da polícia. Durante dez semanas, a família do ator ficou sem notícias, até que, sem mais e nem menos, uma ligação foi feita pelos ladrões de corpos. Do outro lado da ligação, dois mecânicos. Na ligação, eles estavam claramente nervosos. Em seguida, eles pediram 600.000 francos suíços pelo resgate. Para se ter uma ideia, o valor era avaliado em cerca de 2 milhões de reais. No entanto, a viúva Charles, Oona Chaplin, negou o valor. Em uma situação digna de um filme de Chaplin, os ladrões reduziram o preço até 100.00 dólares. Ou ainda, 400.000 reais.

Quanto valia o corpo de Charles Chaplin?

De fato, Oona aceitou o valor. Entretanto, tudo não passava de um plano da polícia para pegar os responsáveis pelo roubo do cadáver. No momento da troca, um policial à paisana iria realizar a entrega do dinheiro, no carro da família. Em seguida, as autoridades prenderiam os sequestradores. Contudo, tudo começou a dar errado, quando um carteiro viu um homem desconhecido dirigindo o carro da família. Depois disso, ele decidiu perseguir o veículo.

No final das contas, o problema sobrou para o carteiro que foi confundido com um dos criminosos. Ao parar o homem, a polícia percebeu o engano e interrompeu o andamento da missão. Mas claro, os bandidos não desistiram de entrar em contato com a família de Chaplin. Com isso, uma nova negociação ficou marcada para o dia 17 de maio, às 9:30 h.

Com a operação da polícia, mais de 200 cabines telefônicas estavam sendo vigiadas em Lausanne, na Suíça. Depois disso, não demorou muito para que Roman Wardos, um polonês de 24 anos, e Fantscho Ganev, um búlgaro de 38 anos, fossem presos pela polícia. Ao serem pegos, os dois confessaram o crime e relataram que o teriam cometido pelo dinheiro. No relato, os dois disseram que tiveram a ideia, após terem visto um caso parecido no jornal. Contudo, os dois não teriam sido presos se não fosse a própria falta de experiência e ingenuidade ao cometer o crime.

Por fim, o cadáver estava enterrado em um campo de trigo, cerca de um quilômetro da residência dos Chaplin. Depois disso, os restos de Chaplin voltaram para o cemitério e foram cobertos com cimento. Enquanto isso, Oona perdoou rapidamente os criminosos, mas a justiça não fez o mesmo. O criminoso, que arquitetou o plano, foi condenado a quatro anos e meio de trabalhos forçados, enquanto que o seu comparsa recebeu, como pena, um ano e meio de trabalhos.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+