• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O FBI alerta que sua Smart TV pode estar te espionando

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/12/19 às 14h37

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia, que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que têm como objetivo a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico, em diversas áreas de pesquisa. Cada vez mais, a tecnologia vem se desenvolvendo. E uma grande prova disso foi a evolução dos objetos, desde os mais simples aos mais complexos. Por exemplo, quem cresceu nos anos 1990, lembram o tamanho que eram os computadores e as televisões de tubo.

Em pouco tempo cada vez mais esses objetos foram ficando mais finos e leves. E conforme vão diminuindo de tamanho acumulam mais funcionalidades. Por exemplo, as televisões hoje não são apenas aparelhos para vermos as programações de canais normais. Elas se conectam com a internet e permite seus usuários a fazer praticamente tudo que fariam em um computador.

As chamadas Smart TV são a integração da televisão com a internet. Elas são equipadas com microfones ou câmeras, que permitem controlá-la usando apenas a voz. Além também de poderem ser usadas para chats de vídeo.

Televisão

Os inúmeros recursos que essas televisões apresentam são bastante úteis para seus usuários. E quem conseguiu comprar uma Smart TV com um preço bom melhor ainda. Mas se você ainda não tem uma e está pensando em comprar, o FBI tem um alerta para fazer. De acordo com a agência, o aparelho televisivo pode ser usado para espionar o dono da Smart TV.

Segundo publicado pelo escritório de campo do FBI, em Portland, eles detalharam em um blog todas as maneiras pelas quais alguém poderia tirar proveito dos recursos que uma Smart TV oferece para fins nefastos.

"Além do risco de que o fabricante da TV e os desenvolvedores de aplicativos possam estar ouvindo e assistindo você, essa televisão também pode ser uma porta de entrada para hackers entrarem em sua casa", escreveu o FBI.

"Um hacker ruim pode não ser capaz de acessar seu computador bloqueado diretamente. Mas é possível que sua TV não segura possa lhe proporcionar uma maneira fácil na porta dos fundos através do seu roteador", continuam.

Casos

E essa não é a primeira vez que essa vulnerabilidade através das Smart TV's é mostrada. Em 2018, uma investigação da Consumer Reports viu que milhões de Smart TV's tem falhas de segurança. E elas são fáceis de explorar. Tanto que alguns hackers demonstraram como até mesmo hackers não muito experientes conseguiriam controlar esses aparelhos.

Em junho desse ano, a Samsung usou o seu Twitter para alertar e lembrar seus usuários de verificar se os aparelhos tinham vírus com uma periodicidade quase semanal. Tudo para impedir ataques de softwares maliciosos. Logo depois a marca excluiu o seu tweet pela reação que a cobertura da mídia causou.

As Smart TV são claramente um ponto de entrada viável para os hackers. Mas isso não quer dizer que todos serão invadidos ou que as pessoas não possam mais ter uma televisão dessas sem que sua privacidade seja invadida.

O FBI sugere as pessoas que elas façam uma pesquisa antes de comprar uma Smart TV para garantir que elas entendam qualquer possível vulnerabilidade de segurança. Eles também falam para as pessoas alterarem as senhas padrão que vem com o aparelho e descobrir como desligar as câmeras e microfones da televisão.

E se por acaso essas medidas falharem, o FBI aconselha a voltar para a "proteção básica". Ou seja, colocar um pedaço de fita preta sobre a câmera da sua Smart TV.

Próxima Matéria
Via   Futurism  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+