• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O fim dos médicos? Google lança aplicativo que faz consulta médica

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      13/10/14 às 21h29

Você gosta de hospitais? Sinceramente, eu não vejo ninguém respondendo a essa pergunta positivamente, seja pelo ambiente depressivo que os corredores de uma enfermaria transmitem ou pela altíssima chance de contágio com doenças - fora o clássico momento do exame, onde coisas geladas e dedos inesperados irão cutucar e apalpar os piores lugares imaginados. Apesar disso, qualquer um com um mínimo de bom senso sabe que essas visitas são necessárias, nem que esporadicamente, já que somente um profissional - às vezes, nem ele - pode dizer com exatidão o que um ou mais sintomas significam. Afinal, uma dor de cabeça pode significar da falta de sono e alimentação ruim a um tumor cerebral, e por isso os métodos de tratamento serão bastante diferentes.

Apesar disso, o Google a partir de agora disponibilizará um recurso que permite falar com médicos do mundo inteiro em tempo real, além de fornecer resultados para o que os seus sintomas possam ser. O aplicativo, que utiliza a plataforma do Helpouts, teleconferências que vão do ensino de línguas estrangeiras à coisas muito mais sutis, como consultas.

doctor-patient

Apesar disso, o programa não é tão maluco assim: para oferecer seus serviços via internet, que podem ser pagos ou não, é preciso ter mais de 18 anos e um certificado de Medicina; fora dos EUA, inclusive, o programa ainda nem funciona, justamente para evitar que pessoas sem profissionalização séria se registrem. Essa é a explicação do Google para a inovação:

Quando você está à procura de informações básicas de saúde - sobre problemas como insônia ou intoxicação alimentar - nosso objetivo é fornecer a informação mais útil disponível. Estamos testando este novo recurso para ver se ele é útil para as pessoas.

E você, consultaria-se com o Google? Se a moda pegar, é certo que a tecnologia logo chegará ao Brasil, e fica a dúvida de como será a reação das pessoas, já que gostar de ir no médico, ninguém gosta, e muitos de nós já procuram pela ferramenta de busca a maneira de lidar com enfermidades, o que faz do recurso talvez até um caminho mais seguro que o atual. Quais as consequência, entretanto, só cabe ao futuro revelar.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+