icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O horário das refeições é importante para a perda de peso?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      21/08/20 às 11h37
capa do post O horário das refeições é importante para a perda de peso?

A alimentação é o processo responsável por levar ao nosso organismo todos os nutrientes que precisamos para manter uma vida saudável. Todos já ouvimos o ditado "você é o que você come". E ele é uma das maiores verdades conhecidas pela humanidade.

Em nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, parece não ter mais lugar para aquelas dietas loucas, mas infelizmente não é assim. Não há quem não queira um ganho muito grande com um esforço mínimo, mas qualquer que seja o esforço, ele não funcionará desse jeito.

E a maioria das dietas tem como base a suposição de que uma caloria é uma caloria independente de quando elas são consumidas. Mas de acordo com algumas pesquisas, o corpo humano usa calorias com mais eficiência quando consumidas pela manhã ao invés da noite. Isso sugere uma estratégia que pode ser benéfica para a perda de peso.

Por mais que existam várias razões para que esse fenômeno aconteça, uma delas pode ser o ritmo circadiano. Esse processo interno natural regula o ciclo sono-vigília do corpo durante o período de 24 horas.

Alimentação

Esse ritmo circadiano não somente faz com que as pessoas se sintam cansados à noite e alertas durante o dia, mas também regula o tempo dos processos do corpo. Incluindo a digestão, o metabolismo e a regulação do apetite secretando certos hormônios com base no que e quando se come, atividade física e hora do dia.

Mas esse processo interno pode mudar comendo ou fazendo exercícios em horários anormais no dia. E mudanças no ritmo circadiano podem mudar a saúde física, mental e a imunidade de uma pessoa.

Por conta da importância do ritmo circadiano, os pesquisadores quiseram saber qual é o efeito que ele tem no metabolismo das pessoas. Eles fizeram uma revisão que examinou estudos em pessoas que os ritmos circadianos foram interrompidos propositalmente pelos pesquisadores, ou por conta da síndrome da alimentação noturna. Onde a pessoa comia mais de 25% de suas calorias diárias à noite ou então no meio da noite.

Se baseando nos estudos ficou claro que os corpos realmente preferem que as pessoas comam durante o dia, que fica em sincronia com o ritmo circadiano natural. A maioria dos estudos mostrou que a interrupção intencional do ritmo e a alimentação à noite causam mudanças em vários hormônios importantes que regulam o apetite, o gasto de energia e a regulação da glicose.

Essas alterações nos hormônios podem, em teoria, aumentar o apetite e diminuir  os níveis de energia. Isso leva a mais calorias ingeridas e menos queimadas ao longo do dia. Isso poderia levar a um potencial ganho de peso. Mas para que isso seja confirmado mais estudos são necessários.

Hora do dia

Mas o último estudo feito por pesquisadores descobriu que os processos do corpo funcionam melhor quando as pessoas tem hábitos regulares de sono e não ignoram seu ritmo circadiano.

Além disso, outros estudos evidenciam que a hora do dia influencia o equilíbrio energético e o peso corporal. Um exemplo, se alguém come mais calorias no final da noite isso é relacionado com o ganho de peso e obesidade. Possivelmente, isso acontece por conta da menor regulação do apetite à noite. Ou então porque essas refeições mais tarde interrompem os rimos circadianos e os níveis de energia. Isso faz com que as pessoas fiquem menos propensas a fazer exercícios no dia seguinte.

Já comer a maior parte das calorias de manhã pode levar a uma perda de peso maior. Ela parece acontecer mesmo com a ingestão diária de alimentos e níveis de atividade parecido com daquelas pessoas que comeram mais calorias durante à tarde ou à noite.

Embora existam várias evidências que apoiem a alimentação diurna porque está de acordo com o ritmo circadiano natural mais pesquisas são necessárias para entender por completo esse efeito sobre o corpo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest