• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O Instagram está testando um ""messenger"" chamando Threads

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      27/08/19 às 18h17

O Instagram volta a inovar novamente. De acordo com o The Verge, a plataforma está trabalhando no Threads. O novo aplicativo de mensagens que deve "promover o compartilhamento constante entre os usuários e seus amigos mais próximos".

O aplicativo ainda não foi lançado. Por enquanto, o Threads está em teste e apenas um grupo seleto de usuários possuem acesso ao aplicativo. Estrategicamente falando, o Threads está sendo criado para ser um concorrente do Snapchat. Atualmente, o Snapchat oferece diversos serviços aos usuários. Pelo aplicativo, é possível falar com os amigos, visualizar histórias ao vivo ao redor do mundo e até mesmo explorar notícias.

O Threads funcionaria de forma diferente às mensagens privadas do Instagram e ao Direct, que foi desativado recentemente. Em suma, o aplicativo seria composto de um feed de atualizações, mas apenas com recados e conteúdos ágeis.

Nos chats, o usuário poderá compartilhar informações e alguns status, como por exemplo a localização e porcentagem da bateria do telefone. Além disso, o Threads deve possibilitar também o compartilhamento de texto, fotos, mensagens em vídeo e tradicionais filtros e ferramentas de edição da empresa.

Informações complementares

Acredita-se que atualização de status no Threads poderá ser feita de forma manual ou automática, por meio de sensores do celular. Para isso, o aplicativo irá trabalhar com informações como velocidade, movimento, localização e tempo de bateria. O aplicativo também deve oferecer algumas opções de status para o usuário, como, por exemplo, Livre, Ocupado, Entediado e/ou De Saída.

Além do status, os dados coletados pelos sensores podem ser compartilhados com as outras pessoas. Até onde se sabe, o aplicativo não revela a localização em tempo real. Até o momento, o Threads indica apenas que o usuário está "em movimento". O Threads também poderá ser usado para assistir aos stories que os melhores amigos publicaram no Instagram.

O aplicativo, eu suma, será semelhante a um aplicativo de mensagens comum consegue acessar à câmera do celular para compartilhar fotos e vídeos. Entretanto, a criação de um novo aplicativo de mensagens para a rede social chama a atenção, principalmente após o Direct.

O instagram havia criado o Direct em 2017 e o aplicativo seguia uma proposta semelhante. O Direct poderia ser utilizado pelos sistemas iOS e Android, mas não estava disponível no Brasil. Ao que parece, o Threads é uma nova investida de Mark Zuckerberg. Em março, Zuckerberg afirmou que mensagens privadas, stories e grupos com poucos usuários seriam o futuro de sua companhia.

O cenário

Não está claro qual o papel que o Threads pode desempenhar no futuro do Facebook. A rede social, após enfrentar críticas crescentes sobre seu papel onipresente que vai desde a promoção de propaganda política falsas a vazamentos maciços de dados, sinalizou que mudanças importantes estão em andamento.

Mark Zuckerberg anunciou que a privacidade passaria a ser central para a empresa. Ainda nesse interim, de acordo com informações divulgadas pela imprensa, Zuckerberg deseja lançar um projeto que irá mesclar a infraestrutura de mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Bom, agora, esperar, né?

Próxima Matéria
Via   TecMundo     UOL     Tecnoblog  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+