icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O lado negro de 7 famosos personagens históricos que você não conhecia

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      17/06/15 às 17h42
capa do post O lado negro de 7 famosos personagens históricos que você não conhecia

Nós aprendemos muito nas aulas de história sobre os rumos que tomaram a humanidade, o mundo de hoje e, também, o passado de grandes personalidades e mártires que marcaram décadas e impressionaram gerações. Na escola, nós aprendemos, nas aulas de história, sobre os atos heroicos e corajosos de grandes líderes, ajudando às pessoas que mais precisam sem pensar em qualquer tipo de benefício com tal ajuda. Se formos parar para pensar, essa é a versão mais comum da vida e dos atos de personagens históricos famosos.

Os exemplos de ícones bons na história são Steve Jobs, Thomas Edison, Mahatma Gandhi e até a Madre Teresa de Calcutá. Mesmo com a boa atuação de cada um para com o mundo, cada um em sua área específica, ambos escondiam um lado negro oculto que você não conhecia. Você sabia que Jobs e Thomas Edison eram ladrões de ideias, trapacearam as pessoas que os ajudaram, chegaram a roubar elas ou, simplesmente, não passando a elas a quantidade que lhes cabiam em dinheiro? Pois então.

É meio difícil de acreditar que essas pessoas tinham um lado negro tendo em vista a enorme lista de coisas boas que fizeram, não é mesmo? Mas, como você vai ver, na lista a seguir, existem dados e comprovações que vão mostrar o lado negro de alguns personagens históricos. Confira:

1 - Gandhi batia em sua esposa, era racista e tinha amizade com Hitler

Gandhi foi uma figura na história que influenciou pessoas e os valores da sociedade que conhecemos. Mas o que muita gente não sabe é que por trás de tanta ação importante para muitos povos, o cara também tinha um lado negro que você não conhecia. E vamos revelar agora para você. Gandhi não era tão pacífico assim em sua vida pessoal. De acordo com os registros de sua biografia, o líder admitiu que batia em sua esposa, enquanto ainda estava viva, na África do Sul. Ele também escreveu uma carta para Hitler, mencionando o Fuhrer como seu amigo próximo e dando apoio ao ditador em sua causa contra os povos da Índia. O mais espantoso disso tudo é que Gandhi compartilhava de forma bem aberta suas concepções e ideologias racistas contra os sul-africanos.

2 - Patrick Henry mantinha sua esposa trancada em um porão


Patrick Henry ficou famoso por seu discurso de liberdade contra os britânicos, que dizia "Dê-me a liberdade ou dê-me a morte". Mas, essa beleza em suas ações e palavras não eram muito bem seguidas em outros ambientes que ele convivia e passava seus dias com sua família. Pregou a liberdade na teoria, porém, na prática mostrava um outro lado de sua personalidade.

Henry teve que lidar com a depressão pós-parto de sua esposa de uma forma que não era a que ele costumava defender: a trancou no porão de sua casa e a ignorou por um longo período. Ninguém sabe ao certo porque ele cometeu esse ato e as dúvidas permanecem suspensas no ar até hoje. Será que para ele era mais fácil lutar contra imperialistas que encontrar uma maneira menos contraditória do discurso que ele pregava para tratar o descontrole emocional de sua própria companheira?

3. Thomas Jefferson tinha uma segunda família que nunca reconheceu


Thomas Jefferson, com certeza, foi um presidente americano com uma visão futurista muito apurada e que contribuiu de maneira brilhante para a forma com que a economia está organizada hoje em dia. Mas, uma coisa que ninguém sabe sobre esse personagem histórico é que ele escondia um lado negro: ser hipócrita.

Parece até blasfêmia, mas a verdade é que, ao mesmo tempo em que ele denunciou publicamente relações inter-raciais, ele teve um vida amorosa dupla, com uma escrava chamada Sally Hemmings, com quem teve uma segunda família. Ele jamais assumiu os filhos que chegaram a ter juntos e que viviam em sua propriedade, Monticello.

4 - Woodrow Wilson era racista ao extremo

Woodrow Wilson foi um presidente americano que contribuiu consideravelmente com a promoção das liberdades civis na América e ao redor do mundo, sem contar suas políticas implantadas que foram sistemas altamente progressistas. Foi atuante para o povo americano, mas esse homem público, aparentemente brilhante, lamentou o resultado da guerra civil dos Estados Unidos.

Ele tinha um lado negro muito visível para todo mundo que chegou até a montar escritórios racialmente segregados, ou seja, compartimentos separados de outros na Casa Branca. Além disso, ele barrou inúmeros políticos negros na hora de conseguir níveis superiores nos serviços civis. Seu racismo era tão desrespeitoso e extremo, que ele chegou a fazer uma festa para a exibição de uma peça publicitária de um grupo que dissemina o ódio aos negros, o Klu Klux Klan, e o local escolhido foi a Casa Branca

5 - Thomas Edison roubou a ideia de Nikola Tesla

Como todo mundo sabe, Thomas Edison criou a lâmpada e é o responsável por quase tudo relacionado às tecnologias de energia elétrica hoje em dia. Mas, o que esse personagem histórico escondia de todo mundo, e que faz parte de seu lado negro, é que ele roubou praticamente toda a ideia de Tesla sobre esse assunto.

Ele pediu a Tesla que o ajudasse a reconstruir alguns motores elétricos que não funcionavam muito bem e deu um calote de 50.000 dólares, algo em torno de meio milhão de dólares hoje em dia.  Assim que o companheiro terminou os consertos e cobrou pelo serviço, Edison soltou uma gargalhada e disse: "Tesla, você não entende o nosso humor americano ".

6. Madre Teresa geria mal as doações de caridade que recebia e se preocupava mesmo era com a conversão das pessoas que ajudou durante a vida

Madre Teresa de Calcutá foi considerada um dos maiores símbolos do altruísmo em todo o mundo. Ela tinha muita preocupação com os mais necessitados, era uma mulher bastante humana, mas como todo ser humano, também teve suas falhas e o seu lado negro exposto. Ela chegou a abrir mais de 500 conventos em seu nome e ficava obcecada com relação à conversão das pessoas que estava concedendo ajuda. Ninguém sabe explicar qual é o motivo de tanta obssessão por tal fato. Outro ponto interessante é que ela nunca permitiu que qualquer tipo de auditoria fosse realizada sobre as doações que recebia e os vários dos lugares para os quais ela pedia donativos e também por nunca sequer ter recebido um centavo.

7. Steve Jobs era um ladrão de ideias e ferrou seu parceiro Wozniak


Steve Jobs é um dos personagens históricos que mais contribuiu para a inovação tecnológica em todo o mundo a partir de sua marca, a Apple. O cara fez bastante para o mundo da tecnologia, mas o que muitos não possuem conhecimento é com relação ao lado negro de Jobs. O inventor, empresário e magnata americano do setor da informática roubou, de forma descarada, as ideias de design para hardware e sofware, incluindo o iPod, de seu parceiro inicial, Steve Wozniak.

E as falcatruas do magnata não param por aí. Ele também enganou seu companheiro, na época em que trabalhava no Atari, a respeito da quantia em dinheiro que receberam juntos pelo trabalho no Atari. E foi mentindo para o companheiro que ele levou a maior parte do dinheiro para si. Parece que ainda não satisfeito, Jobs resolveu cortar o seu parceiro da empresa, mais tarde.


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest