• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O lado sombrio da juventude nazista

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      01/11/19 às 12h58

Se você conhece um pouco que seja sobre a História e o nazismo, com certeza, já ouviu falar sobre a juventude nazista, certo? Um programa de recrutamento de jovens alemães com o propósito de doutriná-los conforme os preceitos do nazismo. Recentemente foi inaugurada uma exposição na cidade alemã de Bielefeld mostrando um pouco mais do que foi a juventude nazista. A exposição reúne livros, filmes, pôsteres, depoimentos de testemunhas. E muitos outros materiais, usados pelos nazistas para atrair os jovens para as Ligas Juvenis oficias.

A Juventude Hitlerista e a Liga das Meninas Alemãs (BDM) nasce logo após a Primeira Guerra Mundial. Justamente quando a nação alemã está passando por problemas estruturais. Mas esses programas surgem com a promessa de construir caráter dos jovens. Além de realizar atividades saudáveis e estimular o companheiros entre os adolescentes alemães. Mas como se pode imaginar, não era bem uma ação voluntária. Isso porque todos os jovens entre dez e dezoito anos eram obrigados a comparecerem às reuniões da Liga. E aqueles que não participavam, estavam fadados à punições, que incluam até os campos de concentração.

Passando a ideia de diversão e a atividades saudáveis, essas ligas, na verdade, fizeram uma verdadeira lavagem cerebral em milhões de jovens nazistas. Que, por escolha ou não, passaram a aceitar a doutrinação nazista e a seguir Hitler com uma devoção implacável.

O legado da Juventude Nazista

Essa exposição vem para mostrar, de perto, algumas das consequências mais controversas dessas ligas. Como por exemplo, os encontros de gênero misto, que resultaram em centenas de gestações na adolescência. Em 1936, aproximadamente 900 meninas engravidaram do terror que era a hierarquia nazista puritana. O número exato dessas meninas, que ficaram grávidas em decorrência de abusos sexuais, não foi registrado, mas o número de mãos solteiras levou o partido a ordenar que elas abortassem.

Outros exemplos dos horrores e do quão longe o Partido Nazista estava disposto a chegar foram destaques da exposição. No entanto, a lavagem cerebral não atingiu todos os jovens, e tiveram muitos deles que se rebelaram contra a linha oficial do Partido. Inclusive já falamos sobre eles aqui, os Piratas Edelweiss o grupo de resistência contra o nazismo pouco conhecido. Esse grupo de oposição reunia membros das famílias da classe trabalhadora e literalmente não abaixava a cabeça para o Partido.

Os Piratas Edelweiss zombavam das ligas oficiais e orquestravam atos de sabotagem às ligas. Porém, em 1944, sete membros do movimento opositor foram enforcados em praça pública. A exposição revela que muitos membros da Liga da Juventude e do BDM simpatizavam com os Piratas, mas tinham muito medo de se juntar aos rebeldes. Principalmente, depois da represália que eles sofreram publicamente.

Doutrinação nazista

Segundo Wilhelm Stratmann, chefe do museu onde acontece a exposição, descreveu que era quase impossível que as crianças e adolescentes fossem atraídas para essas ligas. Segundo ele, essas ligas garantiam que os jovens seguissem Hitler com uma devoção cega. E com isso, mantinham a sua máquina de guerra constantemente alimentada.

De acordo com Juergen Mueller, chefe do Centro de Documentação nazista, no auge da Juventude Hitlerista, ela ostentava cerca de 8,7 milhões de membros. Esses eram crianças forçadas a participar dessa doutrinação doentia. Até que muitos deles ficaram fascinados com essa ideia e passaram a viver para servir a esse único propósito.

É importante frisar que esses jovens nem sempre foram responsáveis pelos crimes nazistas, mas eles, com certeza, foram cúmplices em muitos deles. Isso é inegável.

Enfim, e você? Já conhecia esse lado mais sombrio da Juventude Nazista? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+