• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O lugar onde só nascem meninas há uma década

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      29/08/19 às 14h47

Dá para imaginar, um lugar onde só nascem meninas? Parece algo de ficção, mas é verdade. Na aldeia Miejsce Odrzanskie, na Polônia um curioso fenômeno ou simplesmente coincidência fez que com todos os bebês nascidos na última década fossem meninas. Sim, nenhum um único menino em 10 anos.

O caso curioso da pequena aldeia chamou a atenção da mídia, tanto local quanto mundial. A vila ficou tão famosa que teve relatos até no conceituado jornal The New York Times. Localizada no sul da Polônia, próximo à fronteira da Chéquia, Miejsce Odrzanskie tem uma população de pouco mais de 300 pessoas. Nos últimos dez anos tiveram um total de 12 nascimentos, entre eles, nenhum menino nasceu. É tão difícil ter um filho homem na vila, que o prefeito até prometeu um prêmio para a primeira família que conceber um menino. Depois que o caso se tornou conhecido, cientistas mostraram interesse em investigar mais afundo o misterioso caso da vila onde só nascem meninas.

A vila

A aldeia Miejsce Odrzanskie no sul da Polônia tem pouco mais de 300 habitantes, entre homens e mulheres. Porém, diferentemente dos outros lugares do mundo, nos últimos 10 anos só nasceram bebês do sexo feminino. E a expectativa para um menino nascer na aldeia é bem grande. Rajmund Frischko, o prefeito local, e pai de duas filhas, chegou a oferecer um prêmio e uma celebração para a família que conceber o primeiro menino em 10 anos.

"Tem havido muita conversa sobre nós na mídia que por um minuto eu estava pensando em nomear uma rua em homenagem ao próximo garoto que nascer aqui", disse ele em entrevista. "Ele definitivamente vai ter um presente muito legal. E plantaremos um carvalho e o nomearemos depois dele.

Mas, então, o que estaria acontecendo naquela aldeia? Seria um fenômeno místico ou apenas uma coincidência bem peculiar? Essa é uma pergunta que tem chamado a atenção de cientistas e pesquisadores. Muitos deles até se propuseram a pesquisar melhor o que acontece em Miejsce Odrzanskie.

Probabilidade

O sexo de um bebê depende diretamente do espermatozoide do pai, se ele carrega o cromossomo X ou Y. Um cromossomo X combinado a um cromossomo X da mãe, resultara em uma menina (XX). Já um cromossomo Y combinado com o cromossomo X da mãe resultará em um menino (XY). A quantidade de espermatozoides X e Y é praticamente igual, ou seja, as chances de se ter um menino ou uma menina são iguais. Pelo menos na teoria.

No entanto, existe alguns fatores que podem alterar a quantidade de espermatozoides X e Y. Por exemplo, pode ser que os homens herdem uma tendência a produzir mais espermatozoides X ou Y dos seus pais. A dieta da mãe também pode interferir nesse caso.

Mas o que acontece em Miejsce Odrzanskie pode não ter relação nenhuma com esses fatores. Talvez seja apenas uma coincidência estatística. Craig Anderson, professor de estatística da Universidade de Glasgow, explica que o que acontece na aldeia não é tão bizarro quanto parece.

Então, se há uma chance aproximada de 50% de ter um menino ou uma menina, o professor estima que a probabilidade de 12 meninas nascerem consecutivamente no mesmo lugar é de 1/4096. Pode ser uma chance relativamente pequena em isolamento, mas na realidade, essa sequência não é tão improvável quanto parece.

E você, o que acha disso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+