icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O nariz entupido desse homem foi causado por um dente enraizado em sua narina

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 14/11/19 às 12h33

capa do post O nariz entupido desse homem foi causado por um dente enraizado em sua narina

Quando é que alguém iria sentir um grande desconforto no nariz, o impedindo de respirar, e iria achar que isso era por causa de um dente dentro da narina? Ninguém, talvez, nem mesmo os médicos. Até porque, você já viu ou ouviu alguém seque falar sobre algo parecido? Provavelmente não, porque isso é algo muito raro de acontecer, mas aconteceu recentemente com um homem chinês.

O homem foi ao hospital, com o nariz entupido, e ficou chocado ao descobrir a causa. Ele tinha um dente crescendo em sua narina. Zhang Binsheng, de 30 anos, só foi procurar atendimento médico depois de enfrentar muita dificuldade para respirar pelo nariz. O seu sofrimento durou três semanas, até que ele fosse buscar ajuda. E quando o fez, não podia acreditar que se tratava mesmo de um dente. Segundo informações da mídia chinesa, o homem disso, aos médicos, que estava tendo dificuldades para dormir à noite e que também sentia um cheiro constante de "cárie" nas narinas. Foi então que eles descobriram a causa do desconforto. Posteriormente, o dente foi retirado com sucesso e o homem já respira sem dificuldades.

O caso

Depois de dar entrada no hospital reclamando da dificuldade para respirar, e dos médicos não verem nem uma causa aparente, Zhang Binsheng foi submetido a uma série de exames para identificar a causa. Os médicos fizeram um exame de raio-X, e identificaram uma sombra de "alta densidade" na parte de trás da cavidade nasal. A surpresa veio quando os médicos explicaram que a tal sombra se tratava, na verdade, do seu próprio dente, perdido há vários anos atrás.

O tal dente tinha sido arrancado da boca do homem, quando ele tinha caído do terceiro andar de um shopping, quando tinha apenas 10 anos de idade. O curioso é que, de alguma forma estranha, ele conseguiu enraizar e crescer dentro do nariz do paciente.

Ele recebeu atendimento no Quarto Hospital Afiliado da Universidade Médica de Harbin, em Harbin, na China. O médico responsável, o Dr. Guo Longmei, disse que por ser um dente de Zhang, seu nariz não o rejeitou como se fosse um "objeto estranho". O dente, que mede 1 centímetro, foi removido do nariz do paciente, durante uma cirurgia realizada na semana passada. O procedimento, relativamente simples, durou 30 minutos e, agora, ele já está se recuperando bem.

Outros casos

Mas o caso de Binsheng é muito raro. Ter um dente crescendo dentro do nariz é algo extremamente incomum, com menos de 0,1% da população sendo afetada.

Conhecido pela comunidade médica como um dente retido intranasal, esses casos também podem ser causados por danos físicos no rosto ou problemas de desenvolvimento.

Para se ter uma ideia do quão raro isso é, até hoje, houve apenas 23 casos registrados dessa condição estranha, em revistas médicas, entre 1959 e 2008. Ou seja, menos de um caso em um milhão de pessoas nascidas. Ainda bem, porque não deve ser nada agradável ter um dente no nariz.

Enfim, o que você achou desse caso? Já ouviu falar de algo parecido? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest