• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O ouro veio do espaço?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      14/11/19 às 15h04

Segundo algumas crenças, tudo que há de natural em nosso planeta, veio do espaço. Há teorias da criação do mundo, o Big Bang que todos nós ouvimos falar, e com isso teria surgido com o passar dos anos as árvores, as montanhas, e até mesmo o ouro. Alguns astrônomos sempre tiveram a crença de que os elementos pesados, como o ouro, platina, chumbo e urânio, vieram de explosões de supernova. No entanto, agora, os cientistas anunciaram uma nova teoria a respeito desses elementos, envolvendo suas estrelas ultra-densas de nêutrons. Além disso, uma colisão incrivelmente violenta.

De acordo com estudiosos, todos nós estamos aqui porque, em alguma parte do espaço, uma estrela explodiu. Assim, provavelmente, somos frutos de uma explosão gigante. E, no interior das estrelas, a pressão alta e o calor aquecem elementos, como átomos de carbono e oxigênio. Sendo assim, quando chegou o inevitável momento da estrela morrer, essa explosão teria lançado os ingredientes da vida que hoje conhecemos. É preciso entender esse estudo e nós mostramos para você.

Estudo de cientistas a respeito do ouro vindo do espaço

Cientistas britânicos afirmam que os metais preciosos vieram do espaço. Isso teria acontecido há bilhões de anos. Os pesquisadores da Universidade de Bristol tiveram essa conclusão, após analisar amostras de algumas das pedras mais antigas do mundo. Essas são encontradas na Groenlândia. De acordo com eles, os isótopos encontrados nessas formações, ou seja, átomos que identificam a origem dos materiais, são diferentes dos que se originaram na Terra.

Isso então confirmaria a teoria de que os metais preciosos, que usamos hoje, teriam chegado aqui de uma forma diferente. A chegada teria sido através de uma chuva de meteoros. "Nosso trabalho mostra que a maior parte dos metais preciosos chegou aqui por coincidência. Esses metais seriam os que se baseiam em nossas economias e muitos processos industriais. A Terra foi atingida por cerca de 20 bilhões de toneladas de material espacial". Isso foi dito por Mathias Willbold, líder da pesquisa da Universidade de Bristol.

Estoque Original

Durante a formação do planeta, a Terra era uma grande massa de minerais derretidos. Assim, era constantemente atingida por vários grandes corpos cósmicos. O centro da Terra teria sido criado a partir de metais, como ouro e os demais, em estado líquido que afundaram. Segundo os cientistas, a quantidade de ouro e demais metais presentes no coração do planeta seria suficiente. Isso, dito a respeito de cobrir a superfície da Terra com uma camada de quatro metros de profundidade.

Ainda segundo os estudos, a concentração de todo o ouro e outros metais, no interior do nosso planeta, deveria ser suficiente. Essa concentração seria suficiente para cobrir toda a superfície terrestre. A cobertura seria uma cama de quatro metros de profundidade. A concentração desse ouro deveria ter deixado as camadas externas do planeta, livres da presença desses materiais. Sendo assim, a origem do ouro que exploramos já havia sido motivo de especulações no mundo científico.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo, afinal, seu feedback é extremamente importante.

Próxima Matéria
Via   G1     Gizmodo  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+