icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O pensamento crítico tem 6 estágios. Veja em qual deles você está

POR Bruno Dias EM Curiosidades 15/05/20 às 14h32

capa do post O pensamento crítico tem 6 estágios. Veja em qual deles você está

No geral, a maioria das pessoas está sempre tentando ficar cada vez mais inteligente. Seja lendo um livro, se informando das coisas, que estão acontecendo no mundo, ou ainda estudando para se tornar melhor. E ter um pensamento crítico é bastante importante, ainda mais diante de todas as tensões presentes no mundo atual.

Com o amplo acesso à informação, a própria verdade acaba sendo questionada. Fake news, pós verdade e teorias da conspiração permeiam os verdadeiros fatos. Por isso desenvolver o pensamento crítico é cada vez mais importante.

Os psicólogos Linda Elder e Richard Paul desenvolveram a teoria dos estágios do pensamento crítico. Eles identificaram seis níveis, que vão desde as formas mais superficiais até as mais aprofundadas.

Para eles, o pensamento crítico é a habilidade e disposição de aprimorar o pensamento o submetendo a uma autoavaliação intelectual. Mostramos aqui quais são os estágios propostos pelos psicólogos. Veja em qual deles você está.

1 - Pensador irreflexivo

Nesse primeiro estágio, as pessoas não refletem sobre o ato de pensar e qual o efeito que ele tem em suas vidas. Por conta disso, as decisões e opiniões dadas por eles podem ser baseadas em preconceitos e ideias erradas.

As pessoas que estão nesse estágio não avaliam seus pensamentos, para que elas possam melhorá-los. E não são cientes dos padrões para a avaliação do pensamento, como por exemplo, clareza, precisão, rigor, relevância e lógica.

2 - Pensador iniciante

No segundo estágio, a pessoa já é consciente da importância do pensamento e que eles podem causar consequências significativas em sua vida. E o principal desafio é perceber isso.

A pessoa então começa a ver a necessidade de refletir sobre o pensamento para fazê-lo com maior qualidade. E também consegue identificar possíveis falhas na forma de pensar, mesmo não encontrando todas elas. Além disso, a pessoa pode desenvolver, de maneira inicial, a percepção de que o pensamento envolve várias coisas. Como hipóteses, inferências, implicações e pontos de vista.

3 - Pensador básico

Nesse estágio, a pessoa começa a tomar controle do pensamento em áreas da sua vida. Ela reconhece que o pensamento pode ter falhas e tenta entender e melhorar as questões. Além de ver que existem padrões na avaliação do pensamento e começarem a tomar consciência dos conceitos, hipóteses, implicações e pontos de vista.

A pessoa nesse estágio começa a apreciar as críticas ao seu poder de reflexão. E monitora, de forma esporádica, os seus pensamentos.

4 - Pensador em desenvolvimento

No estágio quatro, a pessoa identifica as suas falhas e tem habilidade para lidar com elas. A pessoa tem um senso dos hábitos que são precisos para assumir o controle e analisa regularmente os seus pensamentos. Mas a sua habilidade de analisar os níveis mais profundos dos processos mentais ainda é limitada.

5 - Pensador maduro

Já nesse nível a pessoa pode ter hábitos que dão a ela a capacidade de analisar o pensamento com percepções sobre diferentes áreas da vida. Ela pode ser imparcial e conseguir perceber os aspectos nocivos nos pontos de vista de outras pessoas e também no seu próprio.

Essa pessoa faz uma autocrítica com frequência e sem nenhuma dificuldade com o objetivo de sempre melhorar. Além disso ela pode desenvolver novos hábitos, reconhecer suas inconsistências e contradições e compreender as outras pessoas de uma maneira empática.

6 - Pensador sofisticado

O último estágio do pensamento crítico é atingido quando a pessoa tem controle total sobre como processa informações e toma decisões. Além de sempre estar no comando, ela monitora de forma contínua, revisa e repensa suas estratégias para sempre melhorar seu pensamento.

Ela tem as habilidade do pensamento crítico bastante internalizadas. Tanto que já é uma coisa consciente e intuitiva. Essa pessoa tem um controle grande, mas não total, sobre o seu egocentrismo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest