• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O projeto ambicioso de Elon Musk para fornecer internet para todo o mundo

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      20/05/19 às 18h16

A internet tem mudado a vida das pessoas. Por sorte, essa mudança é quase sempre para melhor. Graças à tecnologia de rede, pode-se acessar sites do mundo inteiro, se comunicar com pessoas de outro continente, realizar transações bancárias pelo celular e infinitas outras funções. Um novo projeto visa inovar ainda mais o meio e levar internet para o mundo inteiro de uma forma surpreendente. Elon Musk já está finalizando o plano arrojado de sua empresa de foguetes. Ele pretende levar internet de altíssima velocidade para todo o mundo. Isso faria com que até mesmo os locais mais distantes da civilização pudessem contar com as redes.

Musk twittou uma imagem onde apareciam 60 satélites no foguete Falcon da SpaceX. Isso foi compartilhado junto com novos detalhes sobre essa estratégia global das redes de satélites. A SpaceX visa lançar o seu foguete para poder melhorar o recebimento de informações do mundo inteiro. O foguete encarregado de levar os satélites é extremamente grande e fará parte de uma das maiores missões tecnológicas de todos os tempos.

"Muito provavelmente vai dar errado na primeira missão", disse Musk no Twitter. Os satélites Starlink, como são chamados, estão nos planos de Musk de construir uma rede sem precedentes de espaçonaves capazes de fornecerem internet. Musk revelou essa ideia em 2015, e afirma que pretende construir uma frota de quase 12 mil satélites. A SpaceX vem aumentando a captação de recursos em preparação para isso e para outro projeto de alto nível. Se o empresário atender aos seus objetivos, os usuários da internet do mundo inteiro podem ter mais velocidades de download e upload. Essas seriam cerca de 40 vezes superiores à média, não importa onde estejam.

Foguete com os satélites para internet

Musk e a SpaceX não informaram o valor que cobrariam pelo serviço, mas o objetivo inicial é manter os preços baixos e melhores redes concorrentes e similares, como o OneWeb ou o Projeto Kuiper, de Jeff Bezos. No entanto, esse não será o primeiro lançamento de satélites da SpaceX. A empresa já realizou outros lançamentos. Esses satélites, chamados de Tintin A e Tintin B, eram satélites experimentais. Musk anunciou ainda que, para uma cobertura melhor de internet, "são necessários mais 6 lançamentos de 60 satélites". Isso enquanto a cobertura moderada exigiria 12. A empresa pretende ter essa cobertura de internet disponível a partir de 2020.

Musk disse que anunciará novos detalhes sobre o veículo de dois estágios por volta do dia 20 de junho. Se o voo de lançamento for operado no início de 2020, como espera Musk, a espaçonave utilizada poderá implantar centenas de satélites starlink de cada vez. Essa está sendo, por muitos, considerada a maior inovação de rede de todos os tempos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Gostaria de ter internet onde quer que fosse? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos desde já. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um vasto oceano de curiosidades. Pode acessá-las através das categorias ou utilizando a barra de pesquisas.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+