O que a aparência da sua língua tem a dizer sobre sua saúde?

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      02/05/20 às 22h14
capa do post O que a aparência da sua língua tem a dizer sobre sua saúde?

Você sabia que a aparência da sua língua pode dizer muito sobre a sua saúde? E não somente da saúde bucal, mas também sobre a situação de certos órgãos e a presença de determinadas doenças. Por isso, separamos algumas pistas valiosas que podem estar na ponta da sua língua.

Em nossa língua, podemos perceber alterações na cor, surgimento de nódulos e até mudanças na textura. Sendo assim, nenhuma dessas mudanças podem ser negligenciadas. Mas claro, também precisamos lembrar que a coloração normal e a aparência da língua variam de um indivíduo para o outro. Dessa forma, isso depende de fatores como idade, genética, hábitos entre outros.

Caso note algo de estranho, procure um médico especialista

Primeiro precisamos lembrar que um diagnóstico deve ser feito apenas por um cirurgião-dentista ou um estomatologista, os profissionais mais indicados para identificar esses problemas. Contudo, antes disso, podemos notar quando há algo de estranho em nossa língua. E, em seguida, verificar se há mesmo algo de errado em uma consulta com o especialista.

Um língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda sua superfície. Dessa forma, ela possui uma aparência "viva" e não deve conter, por exemplo, placas brancas ou marrons. Caso a língua esteja de cor vermelha, esse pode ser um sinal de quadros infecciosos ou de deficiência nutricional. Nesse caso, o mais comum é que seja um sintoma de deficiência de vitaminas B12 e B6.

Em caso de língua com coloração violeta ou azulada, podemos estar lidando com enfermidades que alteram o fluxo da oxigenação do sangue. Assim, podemos estar falando de doenças cardíacas congênitas cianóticas, pulmonares e hematológicas. Além de também, intoxicação por fás cianeto ou inseticidas e exposição a fumaça de incêndio também podem fazer com que a língua fique em tons de roxo e azul.

Podemos identificar sintomas de quadros de anemia e até possíveis tipos de câncer

Para línguas pálidas, pode ser bom investigar pois há chances de ser um sinal de quadros anêmicos ou de má alimentação. Mas também precisamos levantar as diferenças para uma língua esbranquiçada, que pode revelar uma má higiene ou quadros infecciosos. Já em caso de coloração amarelada, trata-se de um quadro de icterícia, que pode ser um sinal de doenças no fígado e vias biliares, como pedra na vesícula e hepatites.

Caso manchas sejam encontradas, as cores devem ser observadas. Desse modo, manchas de cor marrom são resultado de tabagismo ou excesso de chás e cafeína. No caso de manchas vermelhas, esse pode ser um sinal de "língua geográfica", condição que pode ser tratada com lavagens e analgésicos. Contudo, sempre recomenda-se procurar um especialista antes de buscar medicação.

Línguas partidas, fissuradas ou rachadas podem ser marcas de nascença. Porém, nesse caso, é preciso tomar cuidado redobrado na escovação. Caso nodulações permaneçam por mais de duas semanas, um médico deve ser consultado sob o risco de que um câncer esteja na língua ou na boca. Esse sintoma também pode vir acompanhado de rouquidão, dor para engolir e perda de peso.

Por fim, também lembramos que o surgimento de aftas são normais. Mas também podem representar queda de imunidade, estresse emocional, período menstrual, infecções de garganta e até casos de gastrite e refluxo. No entanto, é preciso diferencia-la de bolhas vermelhas e lesões ulceradas, que podem significar a presença de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis e herpes.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+