• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece com o seu corpo se ele receber o tipo de sangue errado?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      26/09/16 às 17h30

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode ajudar e salvar a vida de muitas pessoas. Quando se faz uma doação de sangue, cerca de menos de meio litro do seu flúido vermelho são coletados.

Você sabe o que acontece com o seu sangue se você resolver doar? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você a resposta para esta pergunta.

Por conta de alguma doença grave, acidente, algum agravante que faça com que o corpo necessite de mais sangue, os hospitais sempre precisam de todos os tipos sanguíneos. Mas o que acontece com o seu corpo se ele receber o tipo de sangue errado?

014506154-exh00

De acordo com o Hemolabor, para você poder doar sangue, é preciso que tenha entre 18 e 67 anos, desde que sua primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, pesar acima de 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, evitar alimentação gordurosa durante as 3 horas anteriores ao momento em que você for doar e ter documento original com foto(pode ser Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, etc).

Quando uma pessoa recebe um sangue incompatível, as células de defesa vêem o sangue doado como uma espécie de agente invasor no corpo.

Imediatamente a reação do organismo é lutar como se uma infecção estivesse adentrando o seu corpo. As hemácias começam a ser destruídas e a pessoa começa a sentir febre, dores, frio e ardor onde recebeu a injeção. As complicações se agravam, a urina escurece e você pode ter insuficiência renal aguda. A situação pode ser revertida, mas só se caso os glóbulos vermelhos não fiquem na corrente sanguínea.

sangue

Em casos mais extremos, pode se levar à morte, que foi o que aconteceu com Joaquim Barbosa da Silva, um idoso de 93 anos que passou por uma cirurgia de amputação da perna esquerda(resultado de uma inflamação) no Hospital Geral de Fortaleza(HGF) e recebeu do Hemoce sangue do tipo "B".

size_810_16_9_doacao-de-sangue

A família conta que Joaquim tem o tipo sanguíneo "O" positivo e, depois que recebeu o flúido errado, começou a se sentir mal e desmaiou.

A amostra de sangue foi trocada e sido pêga de forma descuidada por uma enfermeira do hospital e o procedimento de transfusão acabou sendo feito com o material errado. Os parentes da vítima entraram na justiça com uma ação por falha médica.

Você já doou sangue? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+