icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece com o seu corpo se você não beber água?

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 31/08/16 às 17h28

capa do post O que acontece com o seu corpo se você não beber água?

Nosso corpo é feito de 60% de água. Mas nem toda esta água permanece em nosso corpo, pois parte dela é eliminada na urina, no suor e até quando respiramos. Por isso, beber água suficiente para cobrir estas perdas é fundamental. Bom, muitas pessoas não se preocupam com o consumo de água, e as vezes substituem água por sucos industrializados ou mesmo refrigerante. Já leu nossa matéria que explica porque o sêmen fica grudento quando entra em contato com a água?

Todos vocês sabem que consumir água é fundamental, como já citamos acima, além de fazer bem para a saúde, necessitamos de água para sobreviver. Mas vocês sabem quais são as consequências quando ficamos sem beber água? A matéria de hoje vai mostrar o que acontece em nosso corpo quando ficamos na falta de água, e temos a certeza que nunca mais vocês vão deixar de consumir água diariamente, confiram:

Temperatura corporal desregulada

Os primeiros sinais quando estamos em falta de água é a nossa temperatura corporal, e isso se torna ainda mais evidente quando praticamos exercícios. Leia também a nossa matéria com o que acontece se você beber água com mel e limão todas as manhãs?

Função renal comprometida

Não beber água também causa sérias consequências para os nossos rins, pelo fato da água facilitar a filtragem que estes órgãos são encarregados de fazer para eliminar as toxinas e reduzir os ricos de infecções urinárias e cálculos, também conhecidos como "pedras".

Dores de cabeça

As vezes tomamos todos os tipos de remédio para curar aquela maldita dor de cabeça, mas nunca passa. Vocês sabiam que algumas dores de cabeça pode ser falta de água? O nosso cérebro é envolto por líquido, o cefalorraquidiano. Então, quando estamos desidratados, esse líquido pode diminuir, causando desconforto de dores de cabeça.

Pele ressacada

Quando estamos desidratados, a nossa pele pode nos mostrar isso. Quando não ingerimos a quantidade necessária de água para o bom funcionamento do nosso organismo, ele começa a "roubar" água de outros lugares, e a pele é um desses recursos de emergência. A nossa pele fica feia, quebradiça, visivelmente ressacada e em alguns locais mais sensíveis, como a boca por exemplo, pode ocorrer pequenas rachaduras.

Intestino lento

Apenas um organismo bem hidratado consegue produzir as enzimas digestivas necessárias, além do suco gástrico, da saliva e do muco de todo o trato digestivo, para uma boa digestão e absorção de nutrientes. Esses processos só são bem sucedidos quando terminam com o descarte natural, o que o seu corpo não utiliza.

Cansaço

Se você sempre se sente cansado, mesmo depois de descansar bastante, pode ser um grande sinal de desidratação. A falta de água desacelera a ação enzimática e causa a fadiga que abate sua disposição no dia-a-dia.

Queda da pressão

A nossa pressão sanguínea fica baixa quando o nosso corpo está em desequilíbrio. A falta de água faz com que o volume sanguíneo reduza e consequentemente sua pressão vai cair.

Mau hálito

O famoso bafo pode ser causado por falta de beber água, e isso pode ser um problema muito maior que a maioria dos outros fatores que causam o mau cheiro na boca. Segundo especialistas, quando o corpo está desidratado, a produção de saliva fica comprometida, e quando estamos sem saliva, a proteção da nossa boca conta com o crescimento de bactérias fica comprometida.

Olhos secos

Vocês já ficaram com a sensação de estarem com os olhos secos? A desidratação pode ser o motivo, isso pelo fato da produção de lágrimas ficar comprometida e isso enfraquece a proteção natural dos nossos olhos contra infecções causadas por vírus e bactérias.

Dificuldade em perder peso

Você está com dificuldades em perder peso? Sabia que isso pode ser por causa da falta de consumo de água? Curiosamente o nosso organismo nos faz confundir sede com fome e nos faz comer sem necessidade. Você pode até achar que água não mata a fome, mas as vezes a sede pode nos deixar confusos.

E aí amigos, já sabiam que todas


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest