icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece com seu cérebro quando você não dorme?

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 19/08/15 às 13h54

capa do post O que acontece com seu cérebro quando você não dorme?

Quem dorme tarde na noite anterior e tem que acordar cedo no outro dia sempre se sente cansado, fadigado, e precisa de muitos cafés para ficar funcionar direito. Milhões de pessoa no mundo inteiro tem problemas para dormir, o gera problemas fisiológicos e mentais.

Uma boa noite de sono é fundamental para recarregar as energias e fazer manutenção de muitos processos biológicos. Sem as 7 ou 8 horas de sono que precisamos durante o dia, nosso corpo sofre com vários efeitos colaterais.

Descubra o que acontece com seu cérebro quando você não dorme:

Perda de Memória

O Hipocampo tem um padrão distinto de atividade neural que faz o cérebro armazenar novas informações. Cientistas acreditam que o cérebro repassa as memórias de curto prazo para que elas se tornem memórias de longo prazo, e isso só ocorre durante o sono. Portanto, sem sono, você tende a esquecer das coisas.

Falsas Memórias

Um cérebro sem sono também pode processar memórias de uma maneira defeituosa, por negligenciar a manutenção de algumas partes, que ocorre quando dormimos. Um estudo mostra que pessoas são mais propícias a incorporar informações erradas à memórias depois de uma noite sem sono.

Raiva

A falta de sono nos faz focar em experiências negativas, interpretar expressões faciais de forma errada e brigar. A parte do cérebro que processa emoções é afetada, e nos deixa mais agressivos.

Diminuição do tamanho do cérebro

Adultos saudáveis que tem pouco sono sofrem de perda no volume de algumas partes do cérebro. Ainda não se sabe, porém, se é a perda de sono que causa o encolhimento ou se é o encolhimento que causa a perda de sono. Não se sabe também se as funções das partes encolhidas sofrem alterações significativas.

Fala arrastada

O lobo temporal, área do cérebro associada a fala, é altamente ativo em pessoas que tiveram uma boa noite de sono, mas fica mais inativo em pessoas que não dormiram direito, dificultando a pronúncia.

Inteligência debilitada

A perda sono afeta os processos cognitivos, como pensamentos e raciocínio. Isso ocorre porque o cérebro diminui os níveis de atividade cognitiva para compensar a falta de ter dormido.

Dificuldade de decisões

Sem sono, as partes do cérebro que ajudam a controlar decisões e julgamentos ficam danificadas. Isso faz com que você não pondere antes de decidir qualquer coisa, indo mais pelo desejo do que pelo raciocínio. Além disso, eles tendem a não se importar com as consequências, como perder dinheiro ou arriscar a vida.

Alucinações

Um cérebro descansado filtra estímulos (como sons, luz, cheiros, etc) e separa o que realmente existo do que é sobrecarga sensorial. Todavia, um cérebro privado de sono pode ter dificuldades em interpretar esses estímulos, podendo até ver objetos e pessoas que não estão lá.

Danos Cerebrais

 

Ficar sem dormir mata neurônios. O dano é irreversível, mesmo que você "compense" o sono perdido dormindo mais na outra noite.

O sono é essencial, e aconselha-se ter cerca de 8 horas de sono por noite.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest