icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece com seu corpo 24 horas após você tomar Redbull?

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 27/04/16 às 14h58

capa do post O que acontece com seu corpo 24 horas após você tomar Redbull?

Estudantes universitários e baladeiros de plantão sabem bem o que é precisar de um energético com uma certa frequência. As noites são lindamente passadas em claro, seja para estudar, seja para se divertir; as manhãs seguintes se tornam menos abomináveis.

Assim como os refrigerantes e bebidas industrializadas em geral, essa bebida possui centenas de substâncias químicas muito mais maléficas que benéficas ao nosso organismo. E será que essa bebida funciona e alcança os efeitos que desejamos? Quais os problemas que ele causa em nós? Qual a quantidade máxima aceitável para ingestão?

A longo prazo, conhecemos alguns desses efeitos, mas você conhece os efeitos que produzem em nosso corpo apenas 24 horas depois da ingestão? Mostraremos a seguir esses efeitos desde os primeiros dez minutos, com o aumento da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial até completar um dia, com os sintomas de abstinência, incluindo dores de cabeça, constipação e irritabilidade. Confira com a gente!

Num geral, as bebidas energéticas, segundo o Dr. Stuart Farrimond, pesquisador especialista em alimentos, afirma que as bebidas energéticas são um péssimo caminho para se obter cafeína, isso porque essas bebidas são ricas em açúcares, algumas assustadoramente ricas. Elas possuem alguns extras, como a Taurina, que não são nada além de um hocus-pocus, ou seja, tornam a bebida comercializável, sem nenhum benefício para a saúde. Todos os refrigerantes são ácidos porque são carbonatadas somadas a ácidos.

O Red Bull possui um PH de 3,3, o mesmo que o vinagre. Que combinado com os açúcares são uma ótima substância corrosiva par o esmalte dos dentes. A longo prazo, podendo criar sérios problemas odontológicos. O consumo moderado de café tem sido bastante associado a uma vida prolongada, mas não podemos dizer o mesmo dos energéticos. Apesar de a cafeína nos manter alertas, não é mágica o suficiente para nos deixar mais inteligentes, inclusive, algumas pesquisas defendem o fato de a cafeína atrapalhar nosso pensamento criativo. O Dr. Farrimond aconselha que, ao invés de energético, bebamos chá ou café.

10 minutos

A corrente sanguínea começa a absorver a cafeína, tendo como resposta do organismo o aumento da pressão arterial e ritmo cardíaco.

15 à 45 minutos

Nesse período, dependendo do quão rápido você beber, os níveis de cafeína irão subir rapidamente e você se sentirá mais alerta e extremamente concentrado, isso porque ela é uma droga estimulante. É recomendado que se beba uma lata quando se está dirigindo e precisa estar em alerta máximo.

30 à 50 minutos

Após terminar sua bebida, seu corpo já terá absorvido por completo a cafeína, seu fígado irá reagir absorvendo mais açúcar. É durante esse período que seu organismo irá absorver quase todo o açúcar que estava presente na bebida.

60 minutos

Em uma hora você, provavelmente, sentirá o "choque de açúcar", isso quer dizer que os níveis de cafeína presentes no seu organismo estarão abaixando assim como a presença de açúcar no sangue.

5 à 6 horas

A cafeína já estará em fase de "meia-vida", isso quer dizer que ainda levará mais algumas horas para que os efeitos dela sejam completamente cessados. Ela estará  apenas 50% em sua corrente sanguínea. Mas, para as mulheres que utilizam contraceptivos orais, essa quantidade é dobrada.

12 horas

Para a maioria das pessoas, a essa altura, a cafeína já terá sido completamente removida do organismo, mas isso depende de pessoa para pessoa.

12 à 24 horas

Aqueles que já possuem o costume de beber energéticos regularmente irá descobrir que é nesse momento que o corpo sentirá a abstinência da cafeína, e pedirá por mais. Além disso, desencadeará uma série de sintomas, como dores de cabeça, irritabilidade e constipação.

Segundo o Dr. Farrimond, os sintomas de abstinência da cafeína são normalmente superestimadas e não são tão ruins como as pessoas pensam. "Em testes cegos, nos quais as pessoas tem suas bebidas alteradas por descafeinadas, os efeitos de abstinência encontrados são bem leves na maioria dos casos e quando existem. Os sintomas da abstinência vão depender da quantidade de cafeína que a pessoa ingeriu. Eles podem durar até nove dias, mas é diferente em cada pessoa, porém, boa parte dos sintomas parecem estar apenas em nossas mentes.

Bem, isso quer dizer que bebidas energéticas fazem mal se mal administradas, como praticamente tudo na nossa vida. Então, a questão agora não é deixar de beber mas, sim, beber com cautela.

{Bônus}

Esse é um desafio que está rolando na internet, consiste em beber um metade de um copo de leite e metade de um copo de Red Bull, clique e descubra o que acontece!

E aí pessoal, o que acharam da matéria? Alguma sugestão, pergunta ou correção? Comentem com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest