• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece com seu corpo quando você bebe café?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      28/06/19 às 14h25

Será que podemos dizer que o café é a bebida preferida de 9 de cada 10 pessoas? Se não, é algo perto disso. Alguns bebem pelo gosto, outros adquiriram o hábito e agora não conseguem parar. E têm ainda aqueles que bebem porque acreditam que o café fornece a eles energia para aguentar a rotina de obrigações. Para muita gente, café é igual cerveja, um gosto adquirido. No começo, não se gosta muito, quando se vê, já não consegue mais ficar sem. Mas, independentemente das motivações de cada um, o fato é que o café é uma bebida com poderes mágicos.

No entanto, você já se perguntou alguma vez o que o café faz no seu corpo depois de tomar a sua xícara de manhã? Saiba que essa bebida quentinha tem efeito desde o seu cérebro até as suas entranhas, e funciona em todo o seu corpo. Como o grãozinho "mágico" do qual vem um feijão, ele é rico em fitonutrientes e polifenóis. Acredita-se que esses compostos químicos encontrados em plantas têm benefícios antioxidantes. Mas as pessoas geralmente só estão atentas à cafeína. Muita gente não sabe sobre todas as outras propriedades presentes em sua composição e os seus efeitos.

Efeitos positivos

Isso todo mundo sabe, o café funciona como um ótimo estimulante natural que aumenta o estado de alerta e energia. Não é por acaso que as pessoas sempre recorrem ao café quando estão muito cansadas. E esse efeito pode ser percebido rapidamente. Em menos de 10 minutos, a cafeína já começa a trabalhar.

Com o aumento da atividade cerebral, aumenta também a liberação de adrenalina, e é quando acontece aquela explosão de energia e atenção relacionada à uma xícara de café matinal. Estudos também apontam que o consumo frequente de cafeína está ligado a um aumento na memória.

Outro fator positivo da cafeína é que ela afeta diretamente os nossos centros de prazer, melhorando o nosso humor e, consequentemente, gerando um vício. Nem sempre o seu hábito está ligado ao sabor da bebida, muitas vezes, pode ser mais pelas sensações de prazer que ela te causa.

Efeitos negativos

Assim como a maioria das drogas, a cafeína também aumenta os níveis de dopamina no cérebro, o que pode melhorar o nosso humor e aumentar a felicidade. O que também pode causar uma dependência. E como sabemos, tudo aquilo que é em excesso, acaba fazendo mal. Para os bebedores diários, esse hábito pode criar uma dependência que apresentará sintomas de abstinência, como mal humor e dores de cabeça.

Além disso, beber muito café pode causar insônia. "Se você toma cafeína no final do dia, pode realmente predispor você a desenvolver insônia ou piorá-la se você já a tiver", afirma Rachel Salas, médica especialista em medicina do sono. Se você já tem uma predisposição a desenvolver insônia, o hábito de tomar café pode resultar em um problema crônico. Não é como se você não pudesse mais tomar a bebida de jeito nenhum. Salas sugere interromper o consumo por volta de meio-dia para evitar esse problema.

O café em excesso também pode impactar negativamente na saúde mental do indivíduo. Estudos já mostram que altas doses de cafeína podem aumentar a ansiedade e os ataques de pânico. Pessoas que sofrem com esse tipo de problemas tendem a ser mais sensíveis o que pode alterar facilmente o seu estado emocional e o humor, já que atrapalha a química do cérebro, podendo causar nervosismo.

E você, gosta de café? Costuma tomar com muita frequência? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+