• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece quando colocam um cilindro em brasa num lago congelado?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      06/11/19 às 11h56

A natureza é algo surpreendente, não é mesmo? Afirmamos isso, podendo nos deparar com a água, por exemplo, em seus três estados. Graças a esses estados, muitos fenômenos podem acontecer. Você sabe o que acontece quando, por exemplo, colocamos uma barra de ferro quente, em um recipiente com água? Isso é ainda mais intenso quando se insere um cilindro inteiro em brasa, em um lago congelado. Mas antes, como começamos a falar do ferro na água, vamos explicar melhor para você, caro leitor.

O calor pode viajar, de um lugar para outro, de algumas formas. A primeira delas, condução. Convecção e radiação também são formas disso acontecer. A condução é a transferência de calor entre as substâncias, quando entram em contato direto, umas com as outras. Quanto melhor for esse condutor, o calor mais rapidamente será transferido. O metal é um ótimo condutor de calor. A condução acontece quando uma substância é aquecida. Assim, as partículas irão ganhar mais energia e mais vibração. Em seguida, essas moléculas se chocam com outras partículas, transferindo assim, parte de sua energia.

Recentemente, um vídeo chamou a atenção de muitas pessoas. É possível ver o que acontece quando colocam um cilindro em brasa, em um lago congelado. Como sabemos que você, caro leitor, é extremamente curioso, decidimos trazer essa matéria. Você sabe o que acontece quando fazemos esse experimento? Confira conosco a seguir e assim se surpreenda com o resultado.

Cilindro em chamas em lago congelado

Como já deve imaginar, colocar fogo no gelo faz com que ele derreta, certo? Mas, e quando esse gelo possui cerca de 30 centímetros de profundidade? Fica mais interessante ainda, se o seu objeto for um cilindro incandescente. Acredite ou não, a reação pode ser muito mais interessante do que você possa imaginar.

O experimento foi mostrado pelos integrantes do canal Beyond the Press, no Youtube. O canal, por sinal, é extremamente interessante, visto que possui diversos experimentos curiosos. Acostumados a mostrar destruição de objetos inusitados, esse vídeo do cilindro chamou ainda mais a atenção do público. O teste mostra, com detalhes, o que acontece quando colocamos aço quente, em um lago congelado.

Quando colocado, o cilindro estava com uma cor bem alaranjada, ou seja, com bastante calor. O gelo, como falamos antes, possuía 30 centímetros de largura, ou seja, era algo como uma régua escolar de largura. Quando o cilindro de 20 quilos, superaquecido, encostou na superfície congelada, o gelo começou a derreter rapidamente. Ele ia do estado sólido para o líquido, e em seguida, o gasoso rapidamente. Um buraco se abria, conforme o gelo derretia.

Resultado

O que muitos perguntam é: será que o cilindro seria capaz de atravessar a crosta? É preciso pensar no seu peso, que não é pouco e, é claro, a sua temperatura. Por esse motivo, resolvemos trazer o vídeo para que você possa ver melhor. Confira então as imagens e nos conta o que achou. Assim que terminar de assistir e tiver uma conclusão, manda pra gente. Veja abaixo:

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, afinal, seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento

Próxima Matéria
Via   IFL Science     Segredos do Mundo     CNET  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+