icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece quando morremos?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      30/09/15 às 20h03
capa do post O que acontece quando morremos?

Se tem uma(das únicas) certeza que a gente tem em nossas vidas  é da nossa morte. E se tem um único grupo de pessoas no mundo que tem informação de como é e o que acontece quando partimos desta para os sete palmos da terra são os mortos.

E já que não temos como obter informações de como é a morte, por meio deles, a única esperança da humanidade pode ser com a ciência.

E graças a ajuda deles, já conseguimos descobrir algumas coisas que acontecem com o corpo logo após a morte. E essa matéria você pode conferir aqui no Ultra Curioso (Clique aqui e confira).

Mas o que os cientistas dizem quando as pessoas entram em estado de morte? O que será que a Bíblia diz sobre o processo de morte?

Segundo o Centro de Pesquisa de Experiências Fora do Corpo, em Los Angeles, nos EUA, "A morte é um processo, assim como a vida. A primeira etapa desse mecanismo é chamada de morte clínica e chega a durar de quatro a seis minutos. Já a segunda é conhecida como morte biológica, na qual as células do corpo começam a se degenerar e os órgãos do corpo se desligam, inclusive o cérebro."

A Bíblia tem a sua versão sobre a morte. Segundo ela, "Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada." (Eclesiastes 9:5; Salmo 146:4), "Tu és pó e ao pó voltarás." (Gênesis 3:19), "Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó." — (Eclesiastes 3:19, 20).

1 - O Que Diz a Ciência?

De acordo com o Centro de Pesquisa, para saber o que acontece a uma pessoa que está clínica ou biologicamente morta, os cientistas voltam os focos de seus estudos nas experiências de quase-morte(as famosas EQMs).

Essas experiências acontecem quando um ser humano se encontra perto da morte ou em um estado onde ela é esperada ou provável.

Os estudiosos que se dedicam às EQMs fazem um esforço para dar sentido aos processos biológicos e neurológicos que envolvem ou podem estar contidos nestes eventos.

Algumas pesquisas afirmam que elas são uma forma lúcida de sonho, enquanto outras teorias relacionam esses processos à privação de oxigênio no cérebro do indivíduo.

Segundo algumas pessoas que afirmaram passar por experiências de quase-morte, "as sensações são de flutuação do corpo, mover-se rapidamente por meio de um túnel em direção à luz ou ver seus entes queridos falecidos".


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest