O que acontece quando uma mosca pousa em sua comida?

POR PH Mota    EM Curiosidades      01/08/16 às 16h02
foto de destaque

Um dos verdadeiros problemas que podem acontecer enquanto estamos fazendo uma refeição é sermos incomodados. Se esse incômodo for gerado por um inseto que pousa na comida, pode ser ainda maior. Não é raro uma mosca fazer uma pequena visita em nossos pratos e, certamente, você já passou por isso.

Apesar de incomodar, geralmente as moscas não parecem nojentas o suficiente para interromper uma refeição por causa disso. Quando o episódio acontece, é natural que apenas um sopro ou uma abanada de mão sobre a comida tente espantar o inseto para tudo continuar normalmente.

Se você apenas retira a mosca da comida e continua a comer, pode querer ler muito mais deste artigo. Talvez existam mais razões para evitar os alimentos tocados por esses insetos do que pareça.

Como a mosca pode contaminar a comida?

2

As moscas são insetos de péssimos hábitos, se considerarmos o que é bom para a nossa saúde. Um desses hábitos é exatamente pousar em qualquer tipo de coisa, incluído fezes, lixo, água suja ou até mesmo cadáveres. Quando uma mosca acaba pousando em seus alimentos, existe uma grande chance dela estar vindo de um desses ambientes contaminados.

Ou seja, os pequenos pelos que tem no corpo e nas patas dos insetos carregam bactérias e outros microrganismo ou até mesmo pedaços microscópicos dos lugares previamente tocados pelas moscas. Imagine isso tudo em sua comida.

Outro estranho hábito das moscas é o de vomitar quase tudo o que consomem. Isso porque elas não podem mastigar, então liberam enzimas que ajudam a digerir os alimentos fora do corpo para que possam ingerir novamente.

O que fazer com a comida?

3

Apesar de todas as informações sobre as impurezas que uma mosca pode colocar sobre nossas comidas, dificilmente alguém vai jogar fora um lanche ou um almoço apenas por um inseto ter entrado em contato com ele. Mesmo assim, o ideal é que essa seja a atitude recomendada para estar completamente livre de riscos.

No entanto, as moscas não eliminam dejetos sempre que pousam em algum lugar e não depositam uma grande quantidade de microrganismos num contato de poucos segundos. Se você percebeu uma mosca sobre sua comida por um curto espaço de tempo, ainda pode ser seguro comê-la. Você vai poder confiar no seu sistema imunológico e nas propriedades da saliva para eliminar os germes transmitidos.

Em casos de várias moscas sobre a refeição ou ambientando um lugar que você irá comer, porém, o sinal pode ser de perigo. Tente evitar o contato caso exista uma grande quantidade de insetos, pois a concentração pode indicar outros problemas no ambiente. A mesma recomendação é válida caso a comida esteja repleta de insetos.

Agora você já sabe dos riscos e dos problemas que as moscas podem representar em sua refeição e é apenas sua decisão continuar a comer ou não. Lembre-se que o ideal é não comer, para não correr riscos. Depois de saber disso tudo, você ainda toparia comer um lanche que foi tocado por uma mosca?


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+