icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece quando você atira com uma arma no espaço?

POR A redação EM Lugares & Construções 14/08/15 às 20h14

capa do post O que acontece quando você atira com uma arma no espaço?

Por mais que Star Wars seja um maravilho e quase perfeito fenômeno cinematográfico, todo mundo sabe que no espaço não pode existir fogo nem sons, devido a falta de oxigênio no vácuo sideral. O som se propaga vibrando as moléculas do ar. O fogo, por sua vez, precisa de oxigênio para existir, sendo seu principal combustível.

Então, o que acontece se atirarmos com uma arma no espaço?

Apesar da falta de oxigênio, as armas podem disparar no espaço. A munição atual contém seu próprio oxidante, substância química que desencadeia a explosão da pólvora, dispensando o uso de oxigênio.

Mas puxar o gatilho no espaço é diferente em relação à Terra. A fuga dos gases na atmosfera do planeta se dissipa como fumaça, mas no espaço seria formada uma esfera na ponta do cano, que ia se expandindo.

E atirar no espaço nos dá a possibilidade de realizar coisas absurdas.

 

De acordo com a terceira lei de Newton, a força exercida sobre a bala para expulsá-la do cartucho vai vir com potência igual sobre a arma e sobre você. Isso vai fazer você ser arremessado para trás. Com isso, sua bala vai sair em uma direção, e você vai ser lançado na direção oposta, ambos se movendo para sempre ou até que bata em alguma coisa.

A não ser que você esteja na órbita de um planeta. Se você atirar enquanto estiver na órbita de um planeta, e esperar tempo o suficiente no mesmo lugar, a bala vai te atingir por trás.

Arminhas de Água

A mesma coisa funcionaria com armas de brinquedo, que disparam água. Você seria mandado para trás com uma velocidade quase imperceptível, e o jato de água sairia e ambos viajariam para sempre. A água, porém, provavelmente não sairia de modo convencional. Em vez de um jato, ela pode ser liberada em forma de bolhas ou até mesmo aderir à superfície da arminha.

Confira como a água se comporta no espaço:

 


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest