• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece quando você estala os dedos da mão?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      20/03/15 às 17h12

Para uns, um alívio. Para outros, um hábito irritante. Estalar os dedos faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Nós já falamos de muitos fatos impressionantes sobre o corpo humano e este entra hoje na lista. Dentro das nossas juntas, há um espaço preenchido com um líquido viscoso e transparente: o fluido sinovial.

O líquido sinovial é um dos elementos que formam o sistema locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações permitindo seu movimento suave e indolor quando você se move. O fluido contém gases como: oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.

Quando você estala suas articulações, você acaba "esticando" o espaço entre os ossos. Esse espaço em expansão cria uma pressão negativa, como um vácuo, que suga o líquido sinovial para o espaço estendido. Aquele barulho que você escuta quando estala uma articulação são as bolhas formadas com o auxílio dos gases, que são estouradas no líquido sinovial.

Faz mal?

2

Em cerca de 20 minutos os gases que estão presentes no líquido são restabelecidos e você pode estalar suas articulações novamente. Quanto mais você estala uma articulação, mais "frouxa" e fácil de estalar fica a área.

Não existe nenhuma relação entre artrite e estalar as articulações. Entretanto, não se deve abusar dessa mania. As pesquisas sobre esse assunto ainda são escassas e inconclusivas. Quiropratas estão alertando seus pacientes para evitarem estalar o pescoço. Os estalos constantes nessa região significa que suas articulações podem sair do alinhamento com uma maior facilidade.

Estalar os dedos não vai fazer com que eles fiquem mais grossos. Os órgãos tendinosos de Golgi que são nada mais que um conjunto de terminações nervosas, são estimulados quando você estala uma articulação. Isso faz com que haja um relaxamento dos músculos ao redor da articulação.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+