icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que acontece se a Coca-Cola for fervida?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      06/05/14 às 00h32
capa do post O que acontece se a Coca-Cola for fervida?

Todo mundo sabe que os refrigerantes são verdadeiros vilões das dietas e podem fazer muito mal ao organismo, se consumidos em excesso. Mas e se a bebida for fervida, o que será que acontece?

Um americano curioso fez a experiência em seu canal no YouTube. Ele pegou 600 ml do refrigerante sabor Cola, da marca mais conhecida do mercado (a Coca-Cola, claro!) e deixou que ela fervesse em uma vasilha de metal.

Minutos depois, quando a água da bebida foi evaporando e o americano foi mexendo a substância, uma massa escura foi aparecendo. O que se formou na panela foi uma espécie de geleia, muito parecida com piche (daqueles que dão origem ao asfalto, sabe?), formada basicamente por açúcar caramelizado.

Conforme especialistas, a Coca-Cola contém açúcar em sua composição, um material orgânico, e ao ser carbonizado, assume a aparência de qualquer outro alimento ou bebida que venha a ser carbonizado. Neste experimento, se a Coca-Cola fosse substituída por suco ou pedaços de fruta, mel ou iogurte adoçado, o efeito final da carbonização (queima do alimento) seria o mesmo. Nesse caso, como explicaram, o mais impactante do refrigerante fica por conta da cor da bebida.

Veja a experiência completa no vídeo:


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest