icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que acontece se a porta de um avião se abrir durante o voo?

POR Karen Batista EM Curiosidades 22/04/16 às 03h26

capa do post O que acontece se a porta de um avião se abrir durante o voo?

Quem nunca teve aquela pequena "viagem" masoquista ao entrar em um avião: E se algum passageiro maluco, terrorista ou psicopata decidir sair correndo pelo corredor da aeronave, rumo a porta e simplesmente abri-la? Mandando todos nós para a estratosfera?

Mas bom, será que caso alguém realmente decidisse cometer tal loucura, seria isso que aconteceria? Sem dúvida alguma uma cena digna de um filme como "Premonição", veio a sua cabeça  quando narramos tal situação, mas e fora da ficção e imaginação? Como a ciência e a física explicam o que realmente poderia acontecer?

Não se desespere não, nós aqui da Fatos, também somos super curiosos, e fomos atrás da verdadeira resposta para você!

Bom, a primeira coisa que precisamos entender, é porque existe e como funciona a pressurização de uma cabine de avião, mas basicamente esse sistema existe para possibilitar que a pressão dentro do avião seja a mesma que na atmosfera terrestre.

Isso acontece, porque é muito mais interessante e seguro para as empresas aéreas voarem em uma altitude mais alta, onde o ar é mais tranqüilo, e até mesmo se gasta menos combustível, visto que a pressão atmosférica diminui conforme elevamos a altitude, e o avião nessas condições simplesmente voam em "ares" mais leves.

Mas exatamente por existir essa diferença drástica de pressão a pressurização da cabine é tão importe, pois lá fora a temperatura pode chegar a níveis congelastes, e a quantidade de oxigênio é extremamente baixa.

Mas você pode estar se perguntando, o que a pressurização da cabine tem a ver com toda essa situação? Bom, ela tem absolutamente tudo a ver, porque é graças a ela, que na teoria, caso alguém abrisse a porta do avião, todos os demais passageiros sairiam voando por aí, porque ocorreria a perda drástica da pressão que existe dentro da cabine, assim como quando esvaziamos um balão.

Então sim, teoricamente, caso alguém realmente fizesse tal coisa, a tão perturbadora cena de cinema realmente poderia acontecer, mas apenas com uma condição, caso o avião estivesse acima de 8.000 pés, onde as pressões externas e internas realmente se tornam absolutamente desproporcionais.

Mas para a alegria geral da nação, essa mesma pressão que existe na cabine para te fazer respirar e não morrer congelado, também salva a sua vida quando o assunto é um maluco tentando abrir a tal porta, isso porque se torna humanamente impossível abrir esse mecanismo, com tamanha pressão, afinal, toda porta de avião por mais que se abra lateralmente ou verticalmente, exige ser puxada primeiramente para dentro antes de ser completamente destravada, sem falar em todas as travas e mecanismos de segurança que elas possuem.

Resumidamente isso significa que nem mesmo o Chuck Norris, conseguiria aplicar força suficiente para abrir a tal porta, pois a pressão a comprime para fora, tendo essa pessoa que puxá-la para a direção de dentro. Interessante não?

Mas essa não é a única curiosidade sobre aviões que você irá descobrir hoje, descubra também quais são os 5 truques imperdíveis para você conseguir sobreviver a uma queda e avião! 

E agora sim, queridos leitores da Fatos Desconhecidos, poderiam imaginar que isso que aconteceria caso algum maluco decidisse abrir a porta de um avião? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários.


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest