icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece se uma formiga cair de um prédio?

POR Erik Ely EM Natureza 14/12/19 às 21h40

capa do post O que acontece se uma formiga cair de um prédio?

No mundo animal, conseguimos facilmente notar as diferenças físicas entre o tamanho dos animais. No entanto, algumas diferenças podem chamar mais a atenção do que outras. Por exemplo, no caso das formigas, seu tamanho, tão pequeno, pode intrigar algumas pessoas. E para além disso, mesmo que pequenas, algumas espécies habitam grandes árvores e constroem suas casas nos galhos mais altos. Mas quando ameaçadas por predadores, se lançam em queda livre. Contudo, essa situação acaba por nos chamar a atenção, por um outra questão. Você já parou para pensar, no que acontece se uma formiga cair de um prédio?

Para esse experimento, não estamos incentivando ninguém a jogar formigas de grandes alturas. Entretanto, só de imaginar essa situação, nossa curiosidade é atiçada. Com isso, já podemos ter uma resposta para essa questão.

Quantos quilômetros pode atingir uma formiga?

Primeiro, é preciso explicar que as formigas não vão morrer logo de cara. Além disso, ao contrário do que alguns podem pensar, elas não vão explodir com a pressão queda. Isso porque, uma animal pequeno pode absorver melhor o oxigênio que passa pelo seu corpo. Contudo, todos os objetos, ou animais, ao caírem, possuem uma velocidade terminal, que depende do tamanho, forma e massa. Com isso, a velocidade terminal de uma formiga é de, no máximo, 6,4 km/h. Um número que difere muito da média humana, que consegue atingir cerca de 200 km/h. Com isso, é de se esperar que os insetos não tenham medo da gravidade.

E de fato, um inseto não sente medo da gravidade. Em queda livre, uma formiga pode cair, sem nenhum perigo. E ainda pode se agarrar na superfície, sem problema algum. Além disso, formigas não são tão bem-vindas em prédios ou arranha-céus. Contudo, quando se depararam com predadores em florestas, elas podem pular de galhos altos. E assim, usar suas pernas, para manobrar pelo ar e voltar para o tronco.

Uma formiga em queda livre

Formigas tropicais, também conhecidas como Cephalotes atratus, costumam construir seus ninhos em árvores altas. E quando ameaçadas, se lançam no ar. Mas e aí, o que acontece nessa queda? Para responder essa questão, cientistas, que estudam essas formigas, descobriram que, mesmo sem asas, elas se utilizam das pernas traseiras, como lemes para guiá-las de volta à árvore. Além disso, com suas pernas alongadas, elas também conseguem se prender na árvore ao aterrizar.

Para o estudo das formigas, cientistas coletaram informações e as pintaram com uma tinta branca, apenas para facilitar a identificação. Depois disso, subiram no topo das árvores e filmaram a queda. E a partir desse vídeo, eles puderam analisar, em câmera lenta, o que acontecia com as formigas.

Como resultado, foi descoberto que as formigas podiam deslizar de volta para a árvore, mesmo que suas pernas traseiras fossem removidas. E em 90% dos casos, elas chegaram intactas no chão. Contudo, com as patas removidas, esse número chegou a apenas 40%. E isso nos diz muito sobre a queda de uma formiga. É importante lembrar, que ao pular, elas não caiam no chão, evitando assim, que se tornassem comida para outros animais. Além disso, suas habilidades de planar se mostraram surpreendentes, permitindo que elas voltassem em segurança, para suas casas. No final das contas, caindo de um prédio, ou ainda do topo de uma árvore, uma formiga sairia intacta.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest