• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece se uma pessoa ficar 5 dias sem comer?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/07/19 às 15h45

Qual o maior tempo que você já ficou sem comer? Algumas horas, no máximo um dia? Tem gente que consegue ficar até semanas sem ingerir nenhum tipo de alimento, apenas bebendo água. Os motivos de ficar em jejum podem ser os mais variados possíveis. Tem gente que busca o emagrecimento e faz uma dieta totalmente restritiva, outros fazem jejum por uma motivação de fé e religião. Independente da causa, todo mundo sabe que, para sobreviver, precisamos de comida, mas o nosso corpo consegue facilmente aguentar sim alguns períodos de jejum.

Basta olhar para trás, lá no tempo dos homens das cavernas. Era bastante comum nesse tempo ficar longos períodos sem comer nada. Isso porque eles não tinham comida à disposição como temos hoje. Eles precisavam caçar para se alimentar, e não eram todos os dias que eles tinham comida na mesa. Além disso, eles também não tinham métodos para estocar alimentos. Assim, o que conseguiam, eles comiam na hora.

Então, por mais que seja bom comer todos os dias, ficar sem comer por alguns dias, não vai te matar. Inclusive, pode ainda trazer alguns benefícios para a saúde. O jejum é algo natural e o nosso corpo está preparado para isso. Confira a seguir, o relato de um jovem que resolveu fazer o teste e ficou em jejum por 5 dias. Victor Palandi contou um pouco sobre a sua experiência em um blog.

Jejum de 5 dias

Victor conta que uma das razões que o levou ao jejum de 5 dias foi o exercício do autocontrole. Uma forma de testar a sua capacidade de controlar os seus impulsos e o quanto ele conseguiria resistir sem comer nada. E a outra motivação foi a ideia de dar uma desintoxicada no corpo. "Outra razão que me levou ao jejum foi a vontade de dar um Reset no organismo. Nós comemos e bebemos tanta porcaria no dia a dia, que eu pensei: "Vamos eliminar tudo isso, dar umas férias ao corpo e começar do zero", conta ele.

Ele conta que leu bastante e estudou a respeito do assunto, se informou sobre os benefícios do jejum para a saúde e sobre os possíveis efeitos colaterais. Como o seu objeto era cortar a ingestão calórica, ele parou de comer qualquer alimento. Como a sua intenção era a de limpar o organismo, ele adaptou o jejum com o uso de chás e cafés estando liberado. Ele optou pelo chá verde, para potencializar a desintoxicação do corpo.

Os benefícios

Surpreendentemente, o ato de jejuar traz muitos benefícios ao corpo humano. Enquanto a maioria das pessoas pensa que ficar sem comer não é bom, a verdade é que tal prática tem os seus pontos positivos.

Para começar, durante o jejum, você não está ingerindo nem carboidratos e nem proteínas, ou seja, em alguns dias, as suas reservas de glicogênio acabarão e o seu corpo entrará em cetose. Como as células cancerígenas no cérebro se alimentam basicamente de glicose, o jejum pode ajudar a eliminar essas células danosas do seu organismo.

A pressão arterial também é influenciada pelo jejum. Talvez essa seja uma das principais vantagens do jejum. Diversos estudos já mostraram que pessoas com pressão alta ou que passaram por jejum tendo aumento de pressão arterial, a normalizaram depois de voltar a comer. Em alguns casos, os pacientes nem precisaram mais dos remédios para hipertensão.

A diminuição do risco de diabetes é um importante fator que deveria ser mais desmistificado. Um estudo realizado com 4.629 participantes mostrou que o jejum diminuiu os riscos de desenvolver doenças coronárias arteriais, e diabetes. Como estamos acostumados a comer carboidratos com frequência, esse comportamento gera picos de insulina quase que o dia todo. Com o tempo, o corpo cria uma resistência à insulina, associando isso ao sedentarismo crescente, o que aumenta bastante as chances do indivíduo desenvolver diabetes tipo II.

E você, qual o maior período de tempo que você já ficou sem comer? Faria um jejum de 5 dias? Conta para a gente nos comentários. 

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+