O que acontece se você colocar a mão dentro de mercúrio líquido?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      02/05/19 às 15h54
foto de destaque

Existem em nosso planeta, diversos elementos químicos. Esses são usados para várias coisas, até mesmo para a cura de alguma doença. Simplificando, o elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. A quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo é que faz o número atômico. Existem, é claro, os elementos que mais conhecemos por serem mais trabalhados, como o cloro e o sódio, por exemplo. O mercúrio não fica atrás, visto que tem bastante popularidade e está sempre em evidência, sendo utilizado em diversos tipos de testes.

O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente. Ele é conhecido desde os tempos antigos da Grécia. Muitas pessoas o conhecem como hidrargírio, hidrargiro, azougue ou prata-viva. Há ainda diversas outras denominações menos conhecidas. O seu nome é uma homenagem ao deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos demais deuses. A homenagem se dá pela fluidez do metal. Seu símbolo, o Hg, vem do grego latinizado 'hydrargyrum', que significa prata líquida.

O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons). Possui massa atômica 200,5 u. Esse é um dos seis elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente ou próxima. Os outros que fazem parte dos seis são: césio, gálio, frâncio e rubídio e o não metal bromo. Entre esses seis, apenas o mercúrio e o bromo são líquidos nas suas condições padrão de temperatura e pressão. O mercúrio é um membro do grupo 12, que antes era chamado de 2B. Ele faz parte da classe dos metais de transição. Esse grupo é ainda chamado família do zinco, na tabela periódica. É normalmente utilizado em instrumentos de medidas, lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.

Diversos cientistas e até mesmo criadores de conteúdos online fazem testes com o mercúrio. Muitos visam descobrir o que acontece se colocarmos a nossa mão dentro de uma tigela com o líquido. Pensando sobre isso, resolvemos trazer um teste. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e trouxe "o que acontece se você colocar a mão dentro de mercúrio líquido".

Colocando a mão no mercúrio líquido

Cody Reeder, do canal Cody's Lab, tirou essa dúvida de muitos. Ele fez uma demonstração sobre a sensação e o que acontece quando colocamos a mão diretamente dentro de mercúrio metálico líquido. Cody descreveu a sensação e disse que o mercúrio é denso e pressiona bastante a mão quando esta é imersa. Além disso, há uma sensação de frio por causa da alta condutividade térmica do metal. A ação do mercúrio no organismo não é instantânea e o resultado da intoxicação é lento e cumulativo. Sendo assim, por precaução, nunca faça esse experimento em casa. Confira o vídeo do teste.

Vídeo

E aí, o que você achou dessa matéria? Também tinha essa dúvida? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite e faça um tour por nosso site, aqui você pode encontrar um grande número de matérias sobre os mais variados assuntos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+