icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece se você furar uma bateria?

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      06/07/16 às 19h11
capa do post O que acontece se você furar uma bateria?

Atualmente, é quase impossível você passar um dia sem precisar colocar algum de seus dispositivos eletrônicos para recarregar a bateria. O tempo todo estamos usando tecnologia que depende de energia e, com a portabilidade desses dispositivos, as baterias recarregáveis são uma solução salvadora.

A tecnologia de baterias baseadas em lítio são as mais utilizadas atualmente em baterias de notebook e celulares, por exemplo, que são parte frequente do dia-a-dia da maioria dos usuários de tecnologia. As opções mais comuns sãos as baterias de íon-lítio (Li-Ion) e as de íon-polímero (Li-Po).

Mas o que aconteceria se uma bateria carregada de tanta energia sofresse algum dano e fosse perfurada? Se ela estivesse no seu bolso ou próxima de você, o terror seria grande, pois a situação poderia ficar bem feia num curto espaço de tempo.

O que acontece realmente

Em pouquíssimos segundos, uma pequena abertura na bateria pode criar um curto-circuito e um aumento de temperatura na bateria. O aquecimento cria um efeito dominó que faz com que ela fique cada vez mais quente, pegando fogo e explodindo de uma forma aterrorizante.

Reação em cadeia

O vídeo que usamos para exemplificar a situação coloca alguém forçando a perfuração, que é rara em situações cotidianas. Ainda assim, algum problema de instalação ou mecânico após uma queda, por exemplo, pode fazer com que uma parte da batera fique muito quente e crie a reação em cadeia na bateria. Em caso de superaquecimento, módulos da bateria podem até mesmo derreter e, por não conseguir funcionar normalmente e se resfriar, geram o problema.

Segurança

Mesmo em altas temperaturas, algumas baterias são equipadas com tecnologias de segurança que impedem a reação e mantém o equipamento seguro. Em testes realizados em laboratórios, algumas, por exemplo, conseguiram impedir as explosões, chegando a reações mais extremas só ao atingir temperaturas de 1000ºC, segundo o engenheiro químico Paul Shearing, da Universidade de Londres.

Onde estão essas baterias

Quase todos equipamentos de baterias recarregáveis hoje em dia são baseados em lítio. Os iPhones, por exemplo, utilizam baterias de Li-Po e os celulares Samsung Galaxy utilizam baterias de Li-Ion. Os modelos de notebook também apostam nessa tecnologia, assim como pilha recarregáveis.

Por mais que possa parecer perigoso demais estar com um dispositivo com tanta energia e potencial de explosão sempre nos cercando, as explosões costumam ser registradas em condições extremas de teste e quase não são vistas em situações normais. A menos que você esteja colocando seus dispositivos num forno, deve estar seguro pela maior parte do tempo.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest