icone menu


O que acontece se você parar de beber por 1 mês?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      20/07/16 às 19h42
capa do post O que acontece se você parar de beber por 1 mês?

A maioria das pessoas realmente adoram "tomar umas" com os amigos, tendo as pessoas que gostam de exagerar, as que bebem socialmente e também as que nem gostam de bebida. Mas a certeza que temos é que a maioria das pessoas, quando vão festejar ou comemorar alguma coisa, gostam de tomar uma cervejinha e até mesmo algo mais pesado, como vodca, por exemplo.

Tudo bem que tomar uma cervejinha é uma delícia, mas vocês já viram as consequências do álcool quando consumido em excesso? o excesso de álcool provoca diversos efeitos na região cerebral, como alterações nas áreas responsáveis pela memória. O álcool também aumenta o risco de câncer nas regiões que entram em contato com as bebidas alcoólicas, como boca, laringe, faringe e esôfago.

No sistema digestório, o estômago pode sofrer erosões devido o álcool desenvolver gastrites. Mas é o fígado um dos órgãos mais afetados pelas bebidas alcoólicas, podendo acarretar inflamações, hemorragias, hepatite alcoólica e cirrose. Além de todos esses problemas, o uso do álcool em excesso e de forma contínua pode provocar inflamação no pâncreas. Essa inflamação, chamada pancreatite, destrói o tecido pancreático e, desta forma, também as células que produzem insulina, levando a diabetes.

Bom, não queremos deixar vocês com medo de consumir álcool, queremos apenas alertar de que o álcool em excesso pode ser muito prejudicial a saúde. Mas agora para as pessoas que não conseguem ficar um mês sem consumir álcool, agora vamos mostrar o que acontece se vocês pararem de beber por um mês:

Concentração

001

Parar de beber bebidas alcoólicas por apenas um mês já é o suficiente para melhorar, em até 18%, sua capacidade de concentração e de memorização.

O fígado

002

Sim, um dos órgãos que mais agradece se você parasse de beber por um mês seria seu fígado. Em 30 dias, é possível que o acúmulo de gordura nesse órgão caia em até 20%.

Os níveis de açúcar

2

Obviamente os níveis de açúcar também reduzem bastante nesse período em que você para de beber. É possível que a glicose em seu sangue caia até 16% em 30 dias.

O colesterol

Foto:Marcos Santos/USP Imagens Bebidas Alcoólicas

Quando paramos de consumir álcool por 30 dias, também ajudamos a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue em até 5%. E como consequência, você fica menos exposto aos ricos de desenvolver doenças cardíacas.

Dieta

2

E quem não sabe que consumir álcool engorda? Sem nenhuma alteração brusca na dieta, apenas parando de beber por 30 dias, você pode chegar a emagrecer até 4 quilos.

Melhora o sono

004

Dando uma pausa no álcool por 30 dias, a qualidade do seu sono melhora em quase 10%. Isso sem contar na queda nos seus níveis de ansiedade.

E aí amigos, já sabiam de todos esses benefícios de apenas um mês sem beber álcool? Imagina parar de beber para sempre? Deixe aqui seu comentário!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+