• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece se você pressionar essa região por 1 minuto?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      09/11/17 às 12h59

Você já ouviu falar em acupressão? Assim como a acupunturara, trata-se de um antigo método que faz parte da medicina tradicional chinesa. É vista como uma terapia alternativa para o tratamento de dores de cabeça, cólica menstrual e uma série de outras dores que podemos sentir durante o dia. Consiste em pressionar determinados pontos do corpo para o alívio dessas tensões e até mesmo  para estimular o melhor funcionamento de órgãos.

Há muita gente que desacredite na técnica. No entanto a cada dia que se passa vem sendo mais utilizada e mostrando bons resultados. Os principais pontos para pressionar estão localizados nos pés, mãos e braços, mas também existem algumas regiões na cabeça e pernas. Segundo a medicina que originou o método, estes pontos estão diretamente ligados com veias, artérias e outros canais vitais. Desta forma, se encontram ligados energeticamente com todo nosso organismo.

O que acontece se você pressionar entre as sobrancelhas?

Acredite, massagear este ponto pode nos fazer maravilhas. É comum que tenhamos a mania de massagear este ponto quando sofremos com uma forte dor de cabeça. Da mesma forma, também costumamos massagear os ombros quando temos uma dor no pescoço, por exemplo. É algo que fazemos instintivamente mas, já percebeu que costuma funcionar? Massagear esse ponto por cerca de 45 segundos à 1 minuto pode ajudar muito no alívio de dores de cabeça.

Mas pensa que é apenas isso? Muito pelo contrário. Pressionar a região, fazendo movimentos circulares de cima para baixo ainda pode contribuir com uma série de benefícios. Por exemplo, pode ajudar no alívio de estresse, melhora do fluxo sanguíneo, alívio da pressão ocular e ainda auxilia a acalmar sua mente. Mas talvez pressionar o local faça ainda mais efeito em casos de congestão nasal.

Sabe quando seu nariz entope e fica impossível respirar? Parece que você nunca mais vai conseguir fazer isso normalmente. É de fato uma das piores sensações que podemos ter durante um resfriado, por exemplo. Existem remédios que podem cuidar disso, no entanto, se você não tiver nenhum por perto, pode simplesmente pressionar essa mesma região por aproximadamente 1 minuto. Em seguida, basta esperar um pouquinho e voltará a respirar normalmente. Para ajudar, você ainda pode pressionar a língua contra o céu da boca enquanto faz a massagem.

Logo sentirá o alívio dos sintomas que sentia anteriormente e perceberá o movimento da secreção para a parte de trás de sua garganta. Tal ato estimula o fluxo de secreção em nosso organismo, nos ajudando a respirar com maior facilidade. Também é uma solução para aqueles que sofrem de sinusite.

Existem provas de que isso realmente funciona?

Certo, mas como podemos ter certeza de que o simples ato de pressionar um ponto na testa poderá provocar o alívio de dores e tantas coisas mais? Na verdade, é bem simples. Com o auxílio de uma ressonância magnética é possível identificar atividades em outras partes do corpo, enquanto uma região é pressionada ou massageada. Essa tecnologia possibilita que pesquisadores utilizem técnicas de acupressão e ao mesmo tempo monitorem a outra parte do corpo que recebe estímulos.

No Japão, pesquisadores utilizaram a ressonância magnética para testar que pontos a acupressão no pé poderia afetar. Identificaram que tinha ligação com os olhos, ombros e até mesmo o intestino delgado. Baseando-se neste experimento, pode-se afirmar que pressões no rosto, mãos e em outras partes do corpo realmente funcionam, basta saber qual sua funcionalidade e maneira correta de pressionar.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam que pressionar essa parte da testa poderia trazer tantos benefícios? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+