icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que acontece se você tomar remédio vencido?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      19/01/17 às 13h32
capa do post O que acontece se você tomar remédio vencido?

Você sabia que existe uma maneira de acabar com a dor de cabeça em 5 minutos sem precisar usar remédio? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você como fazer isso.

De acordo com o jornal Bom Dia Brasil, no nosso país, "14 mil toneladas de medicamentos vencem todo ano. E não existe ainda nenhuma lei que diga onde eles devem ser descartados.

Jogar tudo isso no lixo ou no esgoto é risco para o meio ambiente e para a nossa saúde. Contamina o solo, o lençol freático, vai para o rio e as bactérias vão ficando resistentes".

E muitas vezes acontece de sobrar um pouco do remédio que tomamos para a dor e ele ficar esquecido lá na gaveta até chegar a perder a validade, em alguns casos. E então o que fazer? O que acontece se tomarmos remédio vencido?


É preciso ter muito cuidado com medicamentos em casa e estar sempre atento se eles passaram da data de validade. Usar um remédio fora do prazo aceitável de consumo pode provocar problemas desde alergias, intoxicação e até mesmo à morte.

Segundo o chefe do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas, o clínico geral Thiago Ribeiro, em entrevista ao jornal Extra O Globo, "se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar.
Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doença do coração, o problema vai progredir e o paciente pode enfartar, por exemplo".

Além do risco de um possível infarto, você um remédio ingerido fora da data de validade pode causar náuseas, vômitos, lesões gástricas que podem causar úlceras e choque anafilático. Se caso for uma pomada, a pele pode ficar com manchas ou vermelhidão.

Segundo a farmacêutica coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, em entrevista ao jornal Extra, "o prazo de validade é a data limite até a qual a indústria garante a qualidade de todos os produtos usados na fabricação do remédio e a eficiência dele.

Mesmo que o princípio ativo continue bom, outro componente pode se desestabilizar após essa data e fazer mal à saúde".

Você tem remédios em casa? Como você os armazena? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
Via   extra     g1  
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest