• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se a internet parasse de funcionar?

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      24/01/19 às 17h10

Todos nós estamos o tempo todo conectados. Para não dizer que passamos as 24 horas do dia logados, ao menos durante 12 horas, estamos sempre checando o celular, verificando nossas redes e usufruindo dos benefícios que a internet oferece. As redes sociais, as compras online e as informações que são transmitidas pela internet são parte de nossa vida.

Antigamente, quando esse tipo de tecnologia ainda não existia, era fácil viver sem ela. Mas agora nos encontramos em um estado de dependência. Ficar sem rede é quase uma tortura. A sensação de desespero, inquietude, tédio e afins nos deixam completamente enlouquecidos. No entanto, precisamos entender que a internet pode sim um dia parar de funcionar. E então, o que aconteceria? O que você faria?

A vida sem internet

O desespero seria completo. Não adianta bancar o autossuficiente e pensar que porque antes você viveu bem sem internet, que agora seria moleza. O impacto seria grande, com certeza. Se a rede de internet falha, não é apenas o seu acesso às redes que tem problemas. É provável que a rede de celular falhe e até mesmo que as rádios fiquem fora do ar, já que atualmente todos esses serviços são realizados por meio de um padrão digital.

Você enfrentaria dificuldades inclusive para sacar dinheiro, principalmente, se você usa muito as transações online. Afinal, seu salário cai na sua conta através de um serviço de transferência, certo? Isso não seria possível sem internet. E toda as tentativas de solucionar o problema contariam com um teor maior de dificuldade, já que a comunicação estaria completamente comprometida.

É possível que isso aconteça?

Você agora deve estar preocupado e se perguntando se é realmente possível que a internet caia de forma que afete toda uma cidade, um estado ou país. E sim, isso é possível, e mesmo difícil não é algo impossível. Problemas com os cabos que transportam o tráfego de internet podem desconectar uma parte do mundo. Ataques de Hackers também podem causar uma interrupção massiva no carregamento de sites e alguns governos também têm o poder de simplesmente desconectar toda sua população.

Alguns estudos já foram realizados para analisar de que forma uma queda de internet poderia interferir no mundo. Economicamente os efeitos seriam mínimos, ao menos se caso o problema de conectividade fosse resolvido rapidamente. No serviço, percebeu-se que alguns dias poderiam até mesmo ser produtivos, já que sem a internet, os usuários iriam resolver problemas com a papelada, que também precisam ser resolvidos. Já em um aspecto psicológico, a falta da internet provocaria o sentimento de isolamento e ansiedade, a sensação seria perturbadora e claro, muito dolorosa.

E você, o que faria se a internet da sua cidade simplesmente caísse por dias? Nos conte aqui nos comentários quais seriam suas táticas de sobrevivência e aproveite para compartilhar com os amigos que vivem conectados.

Próxima Matéria
Via   bbc  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+