• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se nosso sol virasse uma anã negra?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      27/03/19 às 17h25

Você já imaginou o que aconteceria se o Sol não brilhasse amanhã? Se o dia ficasse totalmente escuro? E se em vez de nos dar luz pelos próximos cinco bilhões de anos, a única estrela do nosso Sistema Solar se transformasse? Essa transformação seria em um remanescente escuro e frio. O nome dado a isso é "anã negra". Já se perguntou quanto tempo a Terra duraria sem todo o calor que recebemos do Sol diariamente? O que aconteceria com o restante dos planetas do nosso Sistema Solar, principalmente, aqueles planetas que estão mais distantes da estrela principal. Como o escurecimento do Sol mudaria o Universo como um todo?

Talvez você não saiba, mas todas as estrelas possuem uma data de validade. Elas não desaparecem por completo, no entanto. Gigantes, aqueles que são pelo menos dez vezes maior do que o nosso Sol, explodem uma vez na vida em supernovas e colapsam com estrelas de nêutrons. Estrelas como o nosso Sol possuem massa suficiente para se tornar uma estrela de Nêutrons. Elas acabam se expandindo e, em seguida, perdem suas camadas externas, até que apenas o núcleo permaneça. Assim, elas tornam-se anãs brancas.

Diferente das estrelas parecidas com o Sol, que queimam hidrogênio, as anãs brancas não têm reações de fusão que as alimentam. Essas gradualmente esfriam, e assim, irradiam qualquer energia que deixaram. Um dia, teoricamente, tornam-se anãs negras. A questão é que não existem anãs negras em qualquer parte do Universo. Anãs negras ainda não foram formadas. Você pode ver, anãs brancas não podendo produzir nenhuma energia, mas elas ainda possuem o suficiente para mantê-las brilhando por centenas de bilhões de anos. O nosso Universo tem apenas 13,8 bilhões de anos e até hoje as mais antigas anãs brancas brilham.

Tempo do Sol e consequências

No caso da nossa estrela, levará cerca de quadrilhões de anos para que ela se esfrie e vive uma anã negra. Isso é mais do que podemos imaginar em tempo. Possivelmente, os humanos nem vivam até que isso aconteça. Mas imagina se o Sol fizer isso amanhã, o que aconteceria? Todo o Sistema Solar seria jogado em uma escuridão total. O mundo ficaria muito mais frio do que podemos imaginar. Giramos em torno do Sol, mas se ele parasse de brilhar, provavelmente, viraríamos apenas um planeta flutuando no espaço. Após a primeira semana sem o calor do Sol, a temperatura da Terra cairia para 0°C. Depois de um ano, continuaria caindo até alcançar um frio de até -100°C.

Todos os oceanos seriam cobertos por gelo. Apesar disso, o único lugar quente do planeta seria próximo às fontes geotérmicas, no fundo desses oceanos. Se o Sol se tornasse uma anã negra imediatamente, o Sistema Solar, como um todo, ficaria desregulado. Para chegar a esse ponto, ele deve antes passar por todos os estágios do ciclo de vida estelar, ou seja, estamos um tanto livres disso. Quanto ao resto dos planetas, eles continuariam orbitando o remanescente do Sol como se nada tivesse acontecido. A massa gravitacional da estrela continuaria a mesma, então a rota continuaria inalterada.

E aí, o que você achou dessa matéria? Já tinha pensado sobre isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+