• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se os continentes não tivessem se separado?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      28/07/15 às 16h50

Há mais de 200 milhões de anos atrás, todos os continentes eram conectados, unidos em um super continente chamado Pangeia. Américas, Europa, África, Ásia, Oceania, Antártida; tudo era interligado. Mas, com a constante atuação do manto sob as placas tectônicas, os continentes começaram lentamente a se dividir, até chegar à estrutura que conhecemos hoje.

Há quem teorize que os continentes vão alcançar um pico de divisão, e depois voltar a se fundir, como um elástico que você puxa, mas depois ele volta à forma natural. Mas até isso acontecer (ou não), só nos resta teorizar sobre como seria o planeta se os continentes não tivessem se separado.

Poucas espécies de animais e vegetais

10

Sem um isolamento geográfico para aumentar a diversidade biológica, existiriam menos espécies animais e vegetais sobre a Terra. Foi a separação dos continentes que fez grupos de animais e vegetais tomarem caminhos evolutivos diversos, se diferenciando. Com a fragmentação da Pangeia, o número de espécies de dinossauros e mamíferos cresceu.

Clima Seco

11

O clima seria muito mais seco do que é. Hoje em dia, com vários continentes "pequenos", os ventos úmidos poddem circular do mar até o interior, levando chuvas para muitos lugares. Com a Pangeia, não seria assim. A massa de terra seria tão imensa que seu centro dificilmente receberia os ventos úmidos. Haveriam mais desertos, e eles seriam muito maiores e mais áridos do que o Saara. O Brasil, por exemplo, seria tão árido quanto o Afeganistão. As florestas, onde se concentram a maioria das espécies, seriam poucas e localizadas próximo ao litoral.

Vulnerabilidade

12

Com um planeta pobre em biodiversidade, com poucas espécies, a vida seria mais vulnerável. Com isso, se acontecesse alguma tragédia ou alguma doença, todas as espécies poderiam ser extintas destrua todas.

Assim, aquele suposto asteroide que caiu na Terra há 65 milhões de anos e matou os dinossauros, mataria também os mamíferos, e só os seres aquáticos e insetos teriam sobrevivido, e dominariam o planeta.

Todos Iguais

13

Teoricamente, se a Pangeia nunca tivesse se separado, os humanos não teriam existido. Mas, supondo que eles tenham evoluído, seria algo diferente dos Homo Sapiens de hoje, e provavelmente todos seriam mais parecidos. Com um clima seco e mais exposto ao Sol, praticamente todos os seres humanos seriam negros ou indígenas.

Menos Culturas

mapa-politico-pangeia

Ainda supondo que os seres humanos tenham evoluído, as culturas seriam menores também. Provavelmente divididas em Norte-Sul e Leste-Oeste.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+