icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que aconteceria se a Terra começasse a girar ao contrário?

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 17/05/16 às 15h46

capa do post O que aconteceria se a Terra começasse a girar ao contrário?

A teoria do Big Bang, anunciada em 1948, por um cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e um padre, que também era astrônomo, belga, Milton Humason (1891-1972) e baseada nas teorias da relatividade de Albert Einstein (1879-1955), afirma que o Universo foi criado a partir de uma grande explosão. Essa, originou todo o universo, consequentemente , nosso sistema solar, através de uma massa de gás condensada.

A constância se dá pelo movimento angular, e é a responsável por manter todo e qualquer corpo, que tenha sido formado a partir dessa massa de gás, em constante rotação.  O fato de não percebermos a Terra girar é justificado por, no espaço, haver forças de fricção muito baixas, assim, todos esses corpos mencionados, incluindo a Terra, se movimentam de uma forma muito branda.

Também aprendemos que a Terra gira ao redor de si mesma, essa movimento recebe o nome de rotação. Ele acontece no sentido anti-horário e demora exatamente 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos para ser completado e começar novamente. Sendo o responsável pelos dias e noites.

E será que alguma vez você já se perguntou o que aconteceria se a Terra girasse para o outro lado? Bem, ao contrário do que o Superman fez, no vídeo acima, nós não voltaríamos no tempo. Na verdade, a humanidade teria enormes chances de ser extinta. Isso aconteceria porque uma variedade gigantesca de catástrofes naturais aconteceriam. E, se por acaso ainda assim conseguíssemos sobreviver, listamos algumas coisinhas que mudariam no mundo.

Correntes oceânicas

Naturalmente, abaixo da linha do Equador elas se movem em sentido horário, enquanto no hemisfério norte correm para o sentido anti-horário. Sendo assim, se a Terra girasse ao contrário os ventos mudariam seu sentido, fazendo com que as correntes marítimas também se invertessem de uma hora para outra, resultando em uma imensa mudança climática, ambiental e catástrofes, como tsunamis.

Oriente versus Ocidente

O conceito de ocidente e oriente mudaria completamente, visto que o Sol nasceria à oeste (ocidente) e se poriam à leste (oriente). Fazendo com que nós brasileiros fôssemos orientais. Além do que, o Japão não se chamaria assim, porque o nome vem de jih-pun-kuo, que significa "país da origem do sol", por isso temo o costume de chamá-lo país do sol nascente.

Saara

O Deserto do Saara provavelmente não existiria, ao contrário, ele seria alagado, isso porque o ar úmido e quente do Atlântico sopraria em direção ao norte da África, criando muitas chuvas.

Brasil

O litoral brasileiro deixaria de ser quente, nos obrigando a ir à praia todos empacotados, com casacos, luvas e botas. O clima seria muito parecido com o litoral chileno, o mar estaria repleto de peixes e nenhum banhista.

Europa

Teria o clima da América Central. Por quê? Porque os ventos do oceano Atlântico norte iriam para o sentido leste, fazendo com que os furacões e tempestades tropicais, comuns no Caribe, se tornassem comuns nas regiões de Portugal, Espanha e Marrocos.

Tempo

No sentido de horas, o tempo seria mais longo. Caso a Terra girasse ao contrário os dias teriam 8 minutos à menos do que temos hoje. Isso faria com que a Terra precisasse girar mais vezes ao redor de si mesma para que pudesse completar uma volta ao redor do Sol, transformando nossos anos de 365 dias em anos de 367.

Então galera, o que acharam da matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest