• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se a Terra fosse do tamanho de Júpiter?

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      06/10/17 às 16h40

Mesmo que você não seja uma pessoa que se importe em tempo integral com nosso planeta é quase impossível você não amá-lo. É simplesmente incrível estarmos na distância correta do Sol para não evaporar toda água ou para congelar tudo. Somos sortudos por isso não acontecer.

Que temos muita sorte do nosso planeta ter todas as características de compor vida nós já entendemos, mas você já se perguntou o que aconteceria se a Terra fosse do tamanho de Júpiter? Bom, se ela tivesse o mesmo tamanho as coisas seriam bem diferentes. Com o aumento do planeta a força da gravidade também aumentaria. Fauna e flora entrariam em colapso. Veríamos basicamente todas as árvores altas e grossas, caírem por não suportar tal pressão da gravidade.

O planeta teria que girar mais rápido para completar as 24 horas e isso tornaria a linha do equador maior e os polos seriam mais planos. Com isso poderíamos esperar ventos mais fortes com tempestades tropicais e furacões assustadores.

Os animais precisariam se adaptar as novas condições para suportar seu peso. A aparência do ser humano seria drasticamente alterada, dependeria das evoluções de nossos antepassados que viviam em um mundo de maior gravidade, diz Neil Comins, professor de física. A composição atmosférica e a temperatura também seriam diferentes.

Ao longo dos anos o esqueleto humano, principalmente os ossos da pernas, ficariam mais fortes para suportar o peso. Seria bem difícil no começo e é bem provável que precisaríamos de exo-esqueletos. Pessoas idosas seriam os mais afetados por conta do desgaste natural da estrutura óssea.

Flora

Terra

As árvores que desmoronaram dariam lugar a novas, só que não seriam mais tão altas. Existe um limite para a altura que uma árvore pode chegar, na maioria das vezes é de 120 metros. Esse limite é determinado pela gravidade, já que o tamanho determina a energia necessária para transportar a água da raiz até o topo. Se a energia que consegue através da fotossíntese é maior do que a energia que ela gasta para transportar a água, ela continua crescendo. Então se Terra ficasse tão grande quanto Júpiter as palmeiras que conhecemos já não seriam tão majestosas devido ao tamanho.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+