• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se uma baleia te engolisse vivo?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      28/09/17 às 18h51

E caso você tivesse nadando tranquilamente no mar e de repente surge uma baleia e te engole, o que aconteceria com você? Pois bem, existem várias hipóteses para o que poderia acontecer. Caso a baleia engula uma pessoa inteira, será que ela poderia, digamos, ser vomitada depois? Será que ela seria esmagada dentro do corpo da baleia? Será que a pessoa seria digerida pelas enzimas digestivas? Quando tempo demoraria para uma pessoa ser digerida?

São muitas hipóteses malucas, mas que deixam qualquer pessoa curiosa. Você lembra do caso bíblico sobre Jonas? Na história, ele foi engolido por uma baleia, passou três dias e três noites dentro do animal e depois foi "vomitado" na costa do mar. A Fatos Desconhecidos explica se isso é possível ou não.

Antes de mais nada, vamos explicar para vocês o que é uma baleia dentada. Essas baleias, também conhecidas como odontoceti, e como o nome já diz, são baleias com dentes. Mas todas as baleias tem dentes, certo? Errado! Algumas espécies de baleia tem longas placas flexíveis de queratina organizadas em duas filas no maxilar do animal. Essas placas servem como aparelho de alimentação por filtragem. As baleias dentadas tem dentes e os usa para caçar peixes, lulas e outros cefelópodes, em alguns casos até mamíferos.

Uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?

A orca, por exemplo, tem a boca grande o suficiente para engolir a cabeça de um humano, mas não o seu corpo inteiro. A gargante desse animal pode até "acomodar" um salmão inteiro, mais ou menos o mesmo tamanho de uma coxa humana. Sendo assim, dizer que uma orca engoliu um humano, é o mesmo que dizer que uma pessoa engoliu uma melancia. Fisicamente, isso é impossível.

Mas vamos supor que uma orca, ou qualquer outra baleia dentada, engula um humano. Bom, para engolir, a baleia teria que desmembrar a pessoa, mas vamos supor que tal pessoa tenha sido colocada intacta no esôfago de uma baleia. Esse ser humano poderia se contorcer, mas dificilmente ele conseguiria mover os braços e pernas. Caso os braços estivessem para cima, poderia haver uma chance da pessoa abrir os cotovelos para não ser engolida facilmente. Porém, não é tão fácil assim se arrastar dentro do esôfago de uma baleia. Caso a pessoa estivesse com as unhas grandes, essa poderia ser uma chance dela se agarrar para ter mais aderência.

A pessoa poderia ser esmagada pelos músculos do esôfago?

Uma pessoa desmembrada poderia ser facilmente esmagada pelos músculos esofágicos. Mas dificilmente tais músculos conseguiriam esmagar uma pessoa inteira e viva. A camada muscular do esôfago não é tão espessa para que isso aconteça, e muito mais perigoso o poder esmagador do maxilar do que dos músculos. Portanto, ao menos ao chegar ao esôfago, a pessoa não seria esmagada.

As enzimas digestivas podem digerir um humano?

As enzimas digestivas de um animal desses pode digerir uma mamífero marinho facilmente, assim como pode digerir partes de um humano. O problema não é o processo de digestão, mas sim como encaixar um ser humano inteiro no trato digestivo de uma orca. Algo fisicamente impossível, mas caso a pessoa esteja desmembrada, poderia ser facilmente digerida.

Pois bem, caros amigos, fizemos algumas suposições nessa matéria, mas voltamos a deixar claro que é impossível uma baleia engolir um humano inteiro. Ela teria que engolir pedaços para conseguir esse feito. Sendo assim, uma baleia não conseguiria te engolir vivo, e se ela te engolisse, você estaria completamente despedaçado.

Mas e aí, você tinha ideia de como seria se uma baleia te engolisse vivo? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+