icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que aconteceu com a mulher que ficou 1 ano sem beber água?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/02/20 às 14h59
capa do post O que aconteceu com a mulher que ficou 1 ano sem beber água?

A água é considerada uma substância vital para a espécia humana. Ela não apenas é necessária para a nossa sobrevivência como constitui a maior parte do nosso organismo e também do nosso planeta. Nós a bebemos, a utilizamos para o preparo de refeições, higiene pessoal, doméstica, transporte, produção de energia elétrica e várias outras coisas.

E das coisas que aprendemos que são essenciais para vivermos é respirar e água. Mas será que alguém conseguiria viver sem tomar água? Muitas pessoas podem responder logo que não. Mas a coach nutricional Sophie Patrik, que também é professora de yoga, disse que não bebe água há mais de um ano.

A "dieta seca" que a mulher de 35 anos fez teria, supostamente, a curado das dores nas articulações, olhos inchados, alergias alimentares. pele ruim e problemas digestivos.

Essa dieta é um jejum seco que também é chamado de jejum absoluto. Ou seja, as pessoas que a praticam não comem nem alimentos e nem líquidos por um grande espaço de tempo. Eles não podem beber nem mesmo água ou chá.

Dieta

Isso é o que o difere dos outros jejuns que, em sua maioria, incentivam as pessoas a tomarem água enquanto estão sem se alimentar. Sophie mora em Bali, na Indonésia, e faz esse jejum seco todos os dias com uma duração de 13 ou 14 horas.

Quando ela está no tempo em que pode comer ela não ingere fluidos. Os únicos que vão em sua boca são aqueles que vem dos alimentos que ela come, como por exemplo frutas, vegetais, sucos e água de coco.

A coach nutricional diz que essa dieta é um remédio milagroso e que foi ela que a deixou mil vezes mais saudável. Mas os especialistas dizem que a falta de provas científicas com relação ao jejum seco e os perigos de não tomar água são alertas para as alegações de Sophie.

Segundo Sophie, ela tinha seu rosto e articulações bem inchados. Além de parecer doente todo o tempo.

"Os médicos me diziam que não havia nada errado comigo e, se eu quisesse me livrar dos olhos inchados, poderia fazer uma cirurgia. Um amigo que havia experimentado a dieta seca a sugeriu para mim e pensei em tentar. Praticamente imediatamente o inchaço começou a melhorar, então eu quis pesquisar um pouco mais", disse.

Água

A coach diz que tomar água engarrafada ou de torneira  "faz com que os rins trabalhem demais" e deixam todos os nutrientes do corpo escaparem. "Quando você começa a jejuar a seco, logo percebe que seu corpo não precisa de água", defende.

Os cientistas não concordam totalmente com a alegação feita pela mulher. Mesmo que os adeptos à dieta defendam seus vários benefícios, não existem pesquisas suficientes, para comprovar as supostas vantagens.

Mas se a dieta for continuada ou repetida, pode dar complicações graves como por exemplo, desidratação e problemas urinários. Isso porque a falta de água pode levar a desequilíbrios eletrolíticos e pressão arterial baixa. E pode até ser fatal. Essa desidratação também pode dar às pessoas infecções do trato urinário e pedras nos rins.

Além disso, essa dieta pode induzir a deficiência de vitaminas e minerais essenciais, hipoglicemia e desmaio. E também pode aumentar a probabilidade de a pessoa comer em excesso, quando finalmente quebra o jejum.

Benefícios

Quem pratica esse jejum seco, diz que ele tem benefícios como perda de peso, função imunológica melhorada, regeneração celular, redução da inflamação e pele melhor. E também benefícios espirituais.

"Sinto-me melhor do que nunca, com muita energia e a dieta é muito boa para os rins. Uma vez que eles descansam por algumas horas, funcionam muito melhor depois", comentou Sophie.

"No começo é complicado porque sua boca fica seca e é como se seu cérebro estivesse lhe dizendo que você precisa de uma bebida. Pensamos que precisamos de água, sei que não estou desidratada, mas é preciso paciência para superar nossos desejos", ressaltou.

Esse tipo de dieta não é para todos. Sophie aconselha que às pessoas que desejam experimentar a dieta seca prepararem seus corpos com frutas e sucos, durante alguns dias, antes de fazer o jejum de vez.

"É ótimo em um nível emocional, para liberar os bloqueios. É claro que você também precisa do ambiente apropriado. Não é para todos, tem que vir de dentro", explica.

Existe pouca informação sobre essa dieta seca. E como Sophie não é especialista da área, então confiar, em suas experiências, pode trazer vários riscos.


Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens Hypescience
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest