icone menu logo logo-fatos-historicos.png


O que aconteceu com o cosmonauta russo que foi enviado ao espaço sabendo que iria morrer?

POR Mateus Graff EM História 17/10/17 às 18h08

capa do post O que aconteceu com o cosmonauta russo que foi enviado ao espaço sabendo que iria morrer?

E quem tal ser manado para um lugar que você sabe que vai morrer? Bom, algumas pessoas praticamente se "cagariam" de medo só de pensar na morte. Porém, para Vladimir Komarov, morrer parecia não ser um problema. Quando Komarov deixou a Terra ele sabia que ia morrer. Ele partiu na Soyuz 1. Seu amigo, Yuri Gagarin (o primeiro homem a chegar no espaço) também tinha em mente o destino de Komarov.

Leonid Brezhnev, líder da União Soviética a época, tinha em mente fazer uma bela comemoração do 50º aniversário da Revolução Comunista. Quando Komarov deixou a Terra ele sabia que ia morrer. Ele partiu na Soyuz 1. Seu amigo, Yuri Gagarin (o primeiro homem a chegar no espaço) também tinha em mente o destino de Komarov.

23 de abril de 1967

A nave seria lançada no dia 23 de abril de 1967, e qualquer técnico que se opusesse ao seu lançamento seria demitido, rebaixado ou transferido de cargo. O orgulho da União Soviética estava em jogo caros amigos, realmente aquilo teria de ser um espetáculo.

Quando a sonda chegasse no espaço, ela seria conectada a outra e trazida novamente a Terra. Isso tudo para demonstrar poder. Como citamos, Yuri Gagarin era o escolhido para essa missão, mas Vladimir Komarov fez questão de ir no seu lugar, mesmo sabendo que seria difícil sobreviver.

Komarov embarcou na Soyuz 1, que teve falhas em seu sistema e caiu pouco tempo depois de ser lançada. Para vocês terem uma ideia, nem o sistema de paraquedas funcionou. Pois bem, qual a consequência? A morte de Komarov. Os restos mortais do cosmonauta vocês podem ver na imagem abaixo.

Até hoje rodam boatos de que a convocação de Gagarin teria sido algo burocrático. O governo não queria colocar um herói em perigo. Porém, a falta de documentos da União Soviética não nos possibilita desvendar esse mistério. Mas e você acha que Gagarin é um herói ou Komarov merecia esse posto? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest