• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é a estrela Betelgeuse e por qual motivo sua possível explosão é importante?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      11/02/20 às 13h05

O nosso universo é composto por diversas coisas extremamente curiosas. Planetas, cometas, astros, meteoritos e, é claro, estrelas. Recentemente, uma estrela causou um grande alvoroço nas redes sociais. Você provavelmente ouviu falar da Betelgeuse. Além de virar um assunto constante no Twitter, isso está causando ansiedade em algumas pessoas. Existe até um perfil, chamado "Betelgeuse Hoje", que acompanha diariamente a condição da estrela. Segundo o responsável pelo perfil, o mesmo foi criado para verificar todos os dias, se a estrela continua viva. Você pode não saber, mas é bastante compreensível o medo da morte dessa da Betelgeuse.

Essa é uma supergigante vermelha. A estrela é muito maior do que o Sol, a estrela do nosso Sistema Solar. No entanto, a preocupação é que a bola gigante e vermelha já está na fase final de sua vida. A grande estrela compõe o ombro da famosa constelação de "rion, onde estão localizadas as três Marias e pode ser facilmente vista a olho nu. Ela é a mais vermelha dessa região no céu. Ela possui cerca de 11 massas solares, no entanto, seu diâmetro varia de 550 a 950 vezes o da nossa estrela.

Ele varia, pois a Betelgeuse pulsa. Ela diminui e aumenta de tamanho. Isso, com partes de sua superfície indo e vindo. Nem sempre isso acontece de forma uniforme, o que faz o seu brilho perceptível aqui, no nosso planeta. Como afirmamos antes, a estrela está quase morrendo e isso é um motivo de grande preocupação. Sabe o porquê? Nós explicamos! Confira conosco a seguir e já compartilhe com seus amigos.

Quais as consequências de uma possível explosão da estrela Betelgeuse?

Por causa de sua superfície irregular e pulsante, a estrela é considerada uma variável. Há motivos para que os astrônomos fiquem com os cabelos em pé, ao pensar na estrela. Estrelas muito massivas, como essa, vivem menos do que o Sol. Isso porque o seu combustível interior se esgota mais rápido. Sem essa energia extra, não é possível aguentar a pressão de suas camadas bem pesadas. A Betelgeuse tem cerca de 8,5 milhões de anos de vida. Isso pode parecer muito, mas não é. O Sol, por exemplo, tem 4,5 bilhões de anos e não está nem na metade.

Recentemente, a gigante vermelha começou a mostrar um comportamento diferente. Ela, que era a estrela mais brilhante do céu, começou a perder esse posto de forma constante. Ela já perdeu cerca de 25% do seu brilho, em relação há alguns anos atrás. Se for o seu fim, poderemos ver um espetáculo no céu. Ela é candidata a virar uma linda supernova, que deve durar semanas ou até meses no céu. Isso poderia ser visto até mesmo durante o dia. A expectativa é de que fique tão brilhante como a Lua cheia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens G1
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+