icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que é comemorado no feriado de Corpus Christi?

POR Jesus Galvão EM Curiosidades 19/06/19 às 13h56

capa do post O que é comemorado no feriado de Corpus Christi?

Todos nós celebramos o fato de não termos que trabalhar, ao menos 1 dia da semana, devido ao feriado de Corpus Christi. No entanto, muitos sequer sabem porque este feriado é comemorado. A palavra Corpus Christi tem origem no latim e literalmente significa "corpo de Cristo". Os festejos de Corpus Christi celebram a eucaristia. Especialmente para os católicos, a data serve para lembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O feriado acontece sempre às quintas-feiras, como uma direta referência à Santa Ceia, onde Jesus reuniu seus discípulos uma última vez antes de ser crucificado. Como tradição, as comemorações devem acontecer exatamente 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Por que celebramos Corpus Christi?

As celebrações de Corpus Christi se iniciaram no século XIII, no dia 8 de setembro de 1264. A data celebrativa foi instituída durante o pontificado do papa Urbano IV. Nas cerimônias, os fiéis cristãos comem o pão, que simboliza o corpo de Cristo, e tomam o vinho que representa o seu sangue (a eucaristia). Anteriormente, não existia nenhum festival universal que marcasse o sacramento da eucaristia.

Em alguns lugares, as igrejas católicas realizam uma procissão, carregando a hóstia consagrada pelas ruas. Esta é uma forma de relembrar publicamente que o sacrifício do Cristo foi realizado pela salvação do mundo inteiro. Para muitas pessoas, a Santa Ceia foi quando Cristo instituiu a eucaristia.

Segundo Lídice Meyer, especialista em Ciência da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a comemoração eucarística foi inspirado na experiência religiosa de uma uma freira belga, chamada Juliana Mont Cornillon. "Ela teve uma visão na qual Cristo pedia para que essa celebração fosse reconhecida não só dentro da Igreja mas que também fosse apresentada para o povo em geral", explicou Meyer.

Celebrações no Brasil

Especialmente no Brasil, as celebração tiveram início depois da chegada dos portugueses em terras tupiniquins. Isso por volta do século 16, o que permanece até os dias atuais. A festa do Corpus Christi é marcada pela confecção de tapetes com temas cristãos e bíblicos. Diversas cidades no país, como Ouro Preto, em Minas Gerais, Paraty, no Rio de Janeiro e Pirenópolis, em Goiás, cobrem suas ruas com as artes por onde passa a procissão.

Esses tapetes, na maioria das vezes, são feitos de serragem colorida, areia, borra de café, flores, farinha e diversos outros materiais. Entre os desenhos mais comuns estão aqueles que fazem alusão à figura de Cristo, ao pão e ao cálice sagrado. Em mais uma referência à eucaristia.

Segundo Meyer, a tradição na confecção dos tapetes nasceu na cidade de Açores, em Portugal, e foi trazida posteriormente para o Brasil. "Essa tradição você só encontra nestes dois países", concluiu.

Para muitas pessoas, o feriado de Corpus Christi se caracteriza como um feriado nacional. Entretanto, o governo federal, pelo Ministério do Planejamento, classificou a data como um ponto facultativo. Ou seja, cabe aos municípios decidirem se irão ou não aderir a ele.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest