• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é essa coisa no olho dessa pessoa?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/03/17 às 16h02

Nós achamos que vocês nunca viram o globo ocular desse aí da foto, certo? Esse olho pertence a uma mulher chinesa de 37 anos de idade, mas mesmo com essa coisa crescendo em seu olho, ela ainda enxerga perfeitamente. Ela relatou uma coceira em seus olhos, problemas que foram eventualmente ligados a uma relação alérgica ao invés do estranho fenômeno que podemos ver nessa imagem. Por falar em olhos, vocês já leram a nossa matéria que mostra a razão pela qual a ciência considera pessoas com olhos castanhos especiais?

Depois de examinar os olhos dessa mulher, os especialistas ficaram surpresos, mas não se alarmaram por saberem que não se tratava de uma condição estranha para eles. A imagem que podemos ver é do olho esquerdo, mas no olho direito foi encontrado a mesma coisa. Abaixo podemos ver um caso bem parecido com o da chinesa.

Vocês já ouviram falar em "colarinho da íris saliente"? Pois é, os médicos identificaram o fenômeno, mas felizmente é uma condição benigna, o que significa que ela não afeta a visão da mulher e nem sequer precisa de tratamento. Confira também a nossa matéria que diz que todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física.

Eu já examinei mais de 50 mil olhos durante toda minha carreira e eu nunca vi um caso tão pronunciado de íris saliente. Eu estimaria que isso está presente em apenas um em cada 100 mil casos", contou o especialista em cirurgia de olho Dr. David Allamby. Na imagem abaixo, podemos ver a imagem de outro caso idêntico a este.

De acordo com médico, a área aumentada, conhecida como "colarinho da iris", pode ser bem comum em volta de onde estão os músculos da íris. Ela é normalmente desenvolvida no nascimento como uma condição congênita e permanece ao longo da vida, mesmo sem representar riscos à saúde.

A gola de íris é a parte mas espessa da íris, separando a parte interna da pupila o olho do resto da íris. É também onde músculo esfíncter e dilatadores se sobrepõem e controlam o tamanho da pupila em relação à luz e outros estímulos.

E aí, já correram no espelho para ver se vocês sofrem da mesma condição que a mulher desse caso? Conhecem alguém que tem algo parecido? Deixe aqui em baixo o seu comentário!

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+