• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é essa dor aguda e penetrante que às vezes sentimos no peito?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      07/03/19 às 15h24

O nosso corpo está sempre exposto a diversos males que podem ser causados por fungos, bactérias, infecções ou coisas naturais. É possível, de uma hora para outra, sofrermos algo que pode nos deixar bastante danificados. Falando nisso, você já deve ter sentido alguma vez uma dor aguda no peito, como um gelo que vem do nada e nos deixa com uma sensação ruim. Essa "pontada" trata-se, na verdade, de uma condição chamada síndrome de captura precordial. O melhor de tudo é que, ao contrário de um ataque cardíaco, isso não é algo prejudicial à saúde, nem mesmo fatal como diversas pessoas temem.

Diferente de um ataque cardíaco, essa dor não irradia ou se espalha para outras partes do nosso corpo. Além disso, essa síndrome não causará outros sintomas a nós, como embriaguez ou vômito, por exemplo. Em vez disso, essa dor é localizada em uma área na frente ou na lateral do tórax, geralmente não maior que um a dois dedos de largura. Daí vem o nome "precordial", que quer dizer "na frente do coração". A respiração pode ser uma vilã e tornar essa dor mais intensa e algumas pessoas descobrem que respirações superficiais podem ajudar a atenuar os sintomas.

Outros afirmam que uma respiração profunda pode provocar uma sensação de "estalo" capaz de resolver a questão, de certa forma, consertando as coisas no momento. A condição cardíaca desaparece tão rapidamente quanto surge, com ocorrências que geralmente duram entre 30 segundos e três minutos. Não existem outros sintomas e não há sinais que duram mais do que isso. Embora seja muito raramente prejudicial e desapareça de forma espontânea, pode provocar ansiedade e a respiração superficial e repetitiva pode fazer com que a pessoa que estiver sofrendo do problema fique tonta.

Essa sensação é também chamada de Torção de Texidor, que pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas é, na verdade, uma condição bastante comum. Ela tende a acontecer durante a adolescência e início da vida adulta. No entanto, já foi relatado em crianças a partir dos seis anos e adultos mais velhos, chegando à terceira idade. Ainda não se sabe exatamente o que causa a dor, o que desencadeia esse ataque, mas a maioria dos especialistas acredita que é causada pela irritação ou compressão dos nervos no revestimento interno da cavidade torácica. Não é, no entanto, causada por qualquer dano no coração ou nos pulmões.

Embora seja algo benigno, desde que não exista uma condição cardíaca subjacente, essa sensação pode ser bastante desconfortável. Não há uma cura, infelizmente, pois muitas pessoas sentem com frequência. Nem mesmo há tratamento, mas existem algumas situações capazes de provocar um ataque e estas podem ser evitadas. Esse desconforto cardíaco geralmente acontece quando uma pessoa está relaxada e muda de postura rapidamente. Evitando isso, o risco de um ataque pode ser reduzido, pelo menos um pouco.

E aí, você já sentiu essa pequena sensação no peito? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos essa matéria. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite e faça um tour por nosso site recheado de curiosidades.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+